Uma PRÉ História... e tudo o que veio a seguir!

Nova partida, nova viagem... 
Mais uma semana a começar e sempre com muitas novidades que temos para contar, a que se seguiu a Hora do Conto. Esta foi a PRÉ História que a nossa professora criou e nos levou a uma aventura matemática: a descoberta de padrões.
Como o menino não tinha nome, arranjamos-lhe um, a rimar: João, o menino-padrão!
Explorando a história conseguimos localizar e explicitar todos os padrões presentes, bem como fomos descobrindo as divisões de uma casa, do quarto à cozinha, passando pela sala e pela casa de banho... descobrimos também alguns padrões presentes na sala, como os quadrados e estrelas do Kiko, na hora de cantar o bom dia ;-)
Já viram como os registos desta história ficaram todos um bocado parecidos, sabem porquê?
Porque fizemos um desenho ditado,  para incentivar os mais pequenitos a começarem a representar o esquema corporal através do desenho: 
O que é certo, é que resultou! 
Quase todos conseguimos representar a figura humana e alguns ainda acrescentaram padrões ao seu desenho :-)
A história ditada foi mais ou menos assim (nós fomos dando ideias):

Era uma vez o menino padrão (chamado João). 
Tinha uma cabeça muito redondinha, dois olhos (azuis), um nariz e uma boca (a sorrir com os dentinhos à mostra... e não te esqueças das orelhas e do cabelo espetado!)
O João tinha (um pescoço e) uma barriga maior do que a sua cabeça, de onde saiam dois braços e duas pernas. Na ponta de cada braço tinha uma mão e na ponta de cada perna tinha um pé. Usava uma camisola com padrão de riscas, vermelhas e azuis e umas calças de ganga azuis, com ténis vermelhos calçados.

Ao lado dos Joões começaram a nascer padrões variados: com formas, com cores, com linhas e até com colares... a criatividade em ação!
De tal forma que se estendeu a outras áreas, por exemplo, à pintura e aos jogos de mesa...
A propósito da casa engraçada que tinha o João, conhecemos esta música velhinha de Vinicius de Moraes:

Conseguimos lê-la através de um pictograma, que é uma forma de escrever onde as imagens alternam (ou complementam) as letras do texto:

(adaptação de penico para sanita feita pela professora ;-)

E depois alguns de nós (os grandes, os médios e também um pequeno!) aceitaram o desafio de completar um pictograma igual, quase sem imagens (boardmaker)...
Ficou quase, quase tudo pronto, mas tivemos que parar, pois fomos convidados na hora do lanche da tarde para uma festa de aniversário na outra sala. O MV completou 4 anos e não podíamos faltar...
Assim foi este nosso dia! 
Viram como a partir de uma história passamos de uma abordagem aos padrões matemáticos para uma abordagem à escrita? Tudo isto exercitando as capacidades de atenção/concentração/memorização e a motricidade fina (competências de recorte e colagem).
Amanhã continuamos, até lá!

Comentários