A Miquelina, as aranhas e a abóbora-menina

Como ainda não temos a certeza se a bruxa Mimi nos vem visitar (o Santiago diz que ela ainda está a decidir), ou se nos traz surpresas, hoje a nossa amiga caixinha das surpresas trouxe-nos uma surpresa de Dia das Bruxas!
Mas ainda tivemos que pensar para perceber bem o que aquilo era:
Umas coisas pretas e peludas, fofinhas + outras coisas coloridas e doces acompanhadas de uma bruxa miniatura?
Mas, logo que a tal bruxa pequenina, a Miquelina, saiu da caixa, a canção foi outra...


"Bruxa Miquelina que feia que tu és...
És careca e cheiras mal dos pés!

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Com a bruxa Miquelina ninguém se mete!
7, 6, 5, 4, 3, 2, 1
Se não tens cuidado fazes Catrapum!

Bruxa Miquelina, tu estás muito infeliz...
Lava os dentes e assoa o nariz!


1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Com a bruxa Miquelina ninguém se mete!
7, 6, 5, 4, 3, 2, 1
Se não tens cuidado fazes Catrapum!"

Depois da risota, analisamos melhor para que seriam os pauzinhos de chenille preto e os chupa-chupas e descobrimos uma forma de os utilizar: fazendo aranhas assustadoras!

Aranhas assim como esta, que tão bem canta a nossa amiga Alda, lá nos Açores:


A Lídia deu-nos uma ajudinha, arranjando a melhor forma de equilibrar o chupa-chupa na cabeça da aranha... é que não estava nada fácil!
Fizeram-se as patinhas (nós achamos que as aranhas têm 6, mas ainda não fomos verificar...), as cabeças redondinhas e depois decoraram-se com colas glitter coloridas, mas ainda não acabamos...

Outro grupinho ainda arranjou tempo para decorar uma abóbora pequenina, que o Tiago A. trouxe de casa, para oferecer à Mimi, no caso de ela amanhã passar por cá...
Como temos andado a trabalhar na modelagem com muitas plasticinas coloridas, usámo-las também para enfeitar a abóbora, cobrindo com cola branca:

Nós por cá achamos que ficou muit'a fixe! Uma verdadeira abóbora-menina...
 Será que a Mimi vai gostar?
 Ou melhor, será que a Mimi cá vem mesmo???

Nota:
A motivação para a comemoração do Dia das Bruxas na sala tem sido incontornável; desde o início do mês que as crianças falam que é o mês do dia das bruxas... é hoje, professora? Talvez porque, nesta zona, para além do Dia de Todos os Santos (festividade religiosa), nenhuma outra comemoração se lhe sobrepõe, como é o caso de outras zonas do país onde há a bonita tradição do "Pão-por-Deus".

Comentários

  1. Olá Juca...quando eles "pendem" para um lado não existe truques, magias , maringâncias que os demovam. Nós por cá temos a tradição dos bolinhos e etc, mas foi "impossível" passar ao lado do dia das bruxas. Em conjunto tentámos uma conjugação no mínimo "esquisita" mas de uma forma ou de outra estamos a festejar as duas coisas. Bjs
    Gabriela

    ResponderEliminar
  2. Olá sala fixe,
    Sabemos bem o que é esta febre das bruxas, por cá é igual! A Helena até estava a ver se esquecia, mas nem pensar há dias que não se fala noutra coisa!
    A vossa canção parece tão gira... mas e a música?
    Bom dia das bruxas.... é já amanhã!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Pelos nossos lados, o entusiasmo do Pão-por-Deus não esmoreceu, mas a verdade é que a esta comemoração se juntou a do Halloween (muito por "culpa" :) dos colegas de Inglês do Pré-Escolar e do 1º Ciclo).
    Há sempre lugar para a alegria e agora, em vez de um dia açucarado, a pequenada tem dois.
    Bom feriado

    Prof. Anabela
    SCOOP it n@ Escola

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.