Organizar o tempo, o espaço e a rotina - os instrumentos de trabalho

É o que se tem procurado fazer na Sala Fixe... mas nem sempre é um processo fácil pois, com uma maioria de meninos pequenos (3 anos), a capacidade de atenção é ainda muito reduzida  as estratégias têm de ser bem pensadas e muito diferenciadas para que possam surtir efeito, mas nem sempre tal é possível de concretizar. 

No entanto, algo já se conseguiu fazer ao nível dos instrumentos de trabalho... ora vejam:

O primeiro quadro a chegar à nossa sala foi o Quadro de Tarefas, pois os meninos grandes não se calaram enquanto as tarefas diárias não foram distribuídas a sério!
É um quadro de entrada simples horizontal, onde a cada imagem de cada tarefa corresponde a foto de quem a vai desempenhar, o que se decide no final da reunião da manhã.
Os mais pequenitos desde cedo se apropriaram deste instrumento e a maioria já consegue verbalizar a tarefa que deseja desempenhar! Claro que, depois, é preciso  cumprir as tarefas mas com um bocadinho de ajuda dos pares ou do adulto, tudo se vai fazendo...

-----------------------------------------------------------------------------------------------

De seguida começamos a utilizar o Quadro Mensal de Presenças, que se baseia no modelo do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (MEM).
É preenchido ao início da manhã por todas as crianças, mas de forma diferenciada:
  • Os mais crescidos colocam um P para marcar a sua Presença ou um F para registar a Falta;
  • Os mais pequenos tentam fazer um X (verde) para a presença ou um X (vermelho) para a falta.
Para tal contam com a ajuda de um menino(a)  finalista que, em cada dia, tem como Tarefa ajudar na rotina diária, o que implica tratar de todos os quadros de responsabilidade já em funcionamento na sala.
Os mais pequenos, que já estão habituados aos seus "padrinhos", não estranham, antes solicitam este apoio, o que contribui para desenvolver parcerias favoráveis ao estabelecimento de boas relações e interacções positivas de interajuda e colaboração entre as crianças do grupo. Por outro lado, os mais velhos sentem-se muito mais responsáveis por terem este "encargo" e poderem ajudar os pequenos a evoluir com a sua ajuda.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Também foi proposto ao grupo o instrumento que permite que cada criança faça o planeamento das suas actividades (da manhã e da tarde) o Quadro Diário de Actividades.
Trata-se de um quadro de entrada simples, com várias colunas encabeçadas com uma imagem que identifica cada área da sala e as crianças devem pensar  o que querem fazer e depois colocar o seu cartão (com o seu nome em letra IMPRESSA e manuscrita e a sua foto) na coluna da área correspondente.
Este é um processo um pouco difícil, de início, para os meninos mais pequenos, que devem pensar qualquer coisa como:

"Isto é complicado, no final do lanche da manhã, ter de arrumar a minha mochila, deitar fora o meu lixo e ir buscar o meu cartão (a uma caixinha onde estão tantos!) e depois escolher o que quero fazer e onde, reconhecer as áreas pelas imagens e a seguir colocar o meu cartão na coluna certa... ainda para mais, às vezes a área que eu quero já está  ocupada e tenho que escolher outra actividade se não quiser ficar à espera... mas que chatice, isto de não poder fazer o que quero e ir para onde quero, quando quero!"

São "dores de crescimento", é o que são... depressa de habituarão, pois esta semana já houve muitos progressos em algumas crianças, indícios de que estão a começar a mecanizar a rotina diária.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

O Diário de Sala é mais um dos nossos instrumentos (também este inspirado no MEM, mais precisamente no Diário de Turma proposto por esse modelo curricular; no entanto, como no pré-escolar não existem "turmas" mas "grupos", tivemos que lhe mudar o nome). 
Tem quatro espaços e para cada um existe um bloco de folhas A4, cujas páginas vão virando ao passar de cada semana:  
  1. O que fizemos,  
  2. O que gostamos,  
  3. O que não gostamos  
  4.  O que queremos fazer. 
Todos os dias se preenche com o que vai acontecendo na sala, incluindo as "coisas más"... são aquelas que fazemos quando a luzinha do coração se apaga (para os grandes) ou então (para os mais pequenos) aquelas coisas que fazem o nosso FIXE ficar assim:
     triste     ou     zangado

Mas claro que há outras coisas que fazemos na sala, que fazem o nosso FIXE ficar assim:
contente

----------------------------------------------------------------------------------------------

Finalmente, o último a chegar foi o Quadro da Rotina Diária, que não podia surgir antes desta estar minimamente estabelecida. 
Agora que já temos alguma consistência (e coerência) nos hábitos do dia a dia, este quadro em leque dá às crianças a possibilidade de verificarem em que momento do dia estão, de prever o que vai acontecer a seguir e de se prepararem para isso, transmitindo segurança emocional e tranquilidade, principalmente aos mais pequeninos, pois os mais velhos já estavam assim habituados... 

Assim procuramos responder aos desafios de um grupo com idades muito diferentes (de um lado os 5 anos e de outro os 3). É isto que temos feito e já não é pouco, não vos parece?

Comentários

  1. Claro que não é pouco Juca. Quem desconhece o nosso trabalho nem imagina comoe estas "pequenas coisas" são importantes para as crianças.Desconhecia o quadro da rotina diária, acho que vou copiar.
    Obrigada pela dica.
    Beijinhos da Alda

    ResponderEliminar
  2. Olá colega! Já tenho passeado por aqui algumas vezes e gosto imenso do teu blog. Adorei todas estas ideias do post, mas sinceramente não sei como conseguir adapatar as mais básicas para o meu grupo. São crianças de 2 anos,pela primeira vez num Jardim e sem qualquer tipo de regras... Uffa! Que dias cansativos os meus lolol

    Mas voltando ao assunto principal, os meus parabéns por todas as tuas ideias e partilhas! É fantástico o teu trabalho-

    Um beijinho grande,
    a Educadora!

    ResponderEliminar
  3. Olá Juca. è sempre com enorme prazer que visito o teu trabalho. quem dera que todas as práticas tivessem esta qualidade. Quanto ao trabalho em questão, era importante que todos os educadores e professores entendessem de uma vez por todas a importância da organização do tempo, espaço, rotinas e actividades como alicerce de uma gestão de sala de aula eficaz. também deve ser das primeiras preocupações no início do ano. para minimizar problemas de comportamento e aumentar a autonomia pessoal das crianças,estas devem passar o menos tempo possível em espaços que não oferecem essa organização. mas isso já tu sabes. Um abraço e continuação de bom trabalho
    Anabela

    ResponderEliminar
  4. Muito importante todo este teu trabalho, obrigada pela partilha.
    Este ano tenho um grupo de 22 crianças de 3 anos, mas há sempre alguma heterogeneidade entre elas, pois enquanto uns fazem os 3 anos em Dezembro, outros já estão a fazer os 4 em Janeiro. Além disso todos têm desenvolvimento, gostos e apetências diferentes.Daí também eu apostar na inter ajuda entre todos, em rotinas e espaços bem delineaos.
    bjs
    Rosarinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Juca:

    Mais uma vez uma excelente postagem. Obrigada por partilhares os teus instrumentos de trabalho e a sua fundamentação. São preciosos principalmente para quem não conhece a fundo o MEM.

    Beijinhos grandes

    Cristina

    ResponderEliminar
  6. Olá Juca!

    Gosto muito de bisbilhotar as tuas postagens, não só pela qualidade das mesmas mas, sobretudo, porque as fundamentas muito bem. De todos os instrumentos que aqui deixaste apenas não conhecia o quadro das rotinas. Este é um instrumento de grande pertinência, que está muito claro. Embora eu não tenha grupo,não deixarei de o levar à próxima reunião de conselho de docentes para que possamos reflectir sobre o mesmo. Todos os outros instrumentos estão em uso na casa.;) Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá, Juca
    Acho que vou plagiar o teu Quadro de Rotina Diária e o Quadro Diário de Actividades, pois este ano também tenho excepcionalmente um grupo grande de 3 anos e os de 5 anos ... bem, às vezes parecem ter 4! Este ano acho que vou precisar destes também. Os teus bonequitos são muito giros. Será pedir muito se os podes disponibilizar e evitar ter de passar horas à procura na net?
    Bem-hajas.
    Ah! E como sempre admiro a tua paciência para explicar tudo e tão bem, pois eu não tenho ... :(

    ResponderEliminar
  8. Olá, Juca
    São, são as imagens dos quadros, pois assim escuso de andar feita doida à procura na net de imagens elucidativas. Já tive um ano em que os fizemos com fotos, mas são fotos com crianças que já não estão e por isso não os utilizo. A vantagem de ser com ilustrações é que não "passam de moda", não é?
    bjs e obrigado,
    Leonor
    (O e-mail da minha sala é: galegaencarnada@gmail.com)

    ResponderEliminar
  9. Obrigada a todas as colegas pelos vossos comentários!

    Em resposta à Leonor, o uso destas imagens nos quadros de responsabilidade este ano prende-se com as características do grupo, pois os pequenitos ainda não conseguem representar nem descodificar os desenhos dos colegas.
    Através de foto das tarefas/rotinas também não me parece muito fácil, apesar de termos usado essa estratégia no ano anterior com um grupo maioritário de grandes.

    E, como tudo na vida, as imagens vão-se actualizando e renovando de ano para ano...

    Bjs, Juca

    ResponderEliminar
  10. Quem quiser "beber na fonte" (MEM) pode clicar nos links abaixo
    http://www.movimentoescolamoderna.pt/documentos_ilustrativos/pre/pre5.pdf
    http://www.movimentoescolamoderna.pt/documentos_ilustrativos/pre/pre4.pdf
    http://www.movimentoescolamoderna.pt/documentos_ilustrativos/pre/pre3.pdf
    http://www.movimentoescolamoderna.pt/documentos_ilustrativos/pre/pre2.pdf
    http://www.movimentoescolamoderna.pt/documentos_ilustrativos/pre/pre1.pdf

    ResponderEliminar
  11. Olá Juca,
    Gostei em especial do quadro da rotina diária, está claro e objectivo.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.