Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

De férias!

Embora restem ainda algumas pontinhas soltas para encerrar o Bloguefólio 2011-2012 para férias, vamos parar mesmo por aqui... atempadamente daremos as notícias que faltam!
Boas férias para todos os amigos, seguidores e visitantes!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Seminário de Reflexão Interna

Refletido que foi o trabalho docente a nível individual, o dia 12 de Julho foi calendarizado como Dia de Reflexão Interna para o corpo docente do Agrupamento de Escolas de Darque.
A SIRD (Sociedade de Instrução e Recreio Darquense) recebeu novamente todos os professores e educadores para, organizados por Departamento, apresentarem o trabalho desenvolvido ao longo do ano e respetivos resultados, sendo que, no caso do Pré-escolar, estes não são, como é óbvio, quantitativos...
A mim própria e à educadora Ina Marques competiu representar o Departamento e elaborar a comunicação a apresentar, onde foram aglutinados todos os contributos enviados pelos educadores de infância em exercício nas nove salas dos cinco jardins de infância do Agrupamento.
Intitulada "Jardins de Ideias" e formatada em prezi, eis a apresentação:


(Infelizmente, por dificuldades na ligação à internet no momento, não foi possível visualizar os 3 videos incluídos nesta apresentação, que podem agora ser partilhados por esta via; Cliquem na "seta - play" para aceder e em "more - fullscreen" para écran completo)

Foram momentos proveitosos de partilha de realidades que, embora pertencentes ao mesmo Agrupamento, registam diferenças assinaláveis em termos de tecido social e suas caraterísticas. 
Deram-se a conhecer sucessos e falhanços, sem pudores, procuraram-se respostas e lançaram-se as bases para o próximo ano letivo.
Um tema aglutinador, comum a todo Agrupamento, enformará o trabalho a desenvolver e este será:
"A mudança está em mim!"

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tudo pronto!

Passados os três dias destinados à avaliação das crianças e à organização dos seus pertences,  ficou tudo pronto...
Capas de trabalhos, portefólios, avaliações, vai-vens e DVD's com as fotos dos momentos mais significativos do ano que agora terminou, tudo foi entregue aos pais e encarregados de educação dos "fixes" 
Embora curtos, foram momentos importantes de encontro, partilha e recordação do que em todos ficou de bom...
Para o ano haverá mais... com a mesma malta e no lugar do costume: a Sala Fixe!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O último dia... de um ano cheio!

Foi um ano cheio... de tudo: emoções, sorrisos, lágrimas (só às vezes), brincadeiras, trabalhos, descobertas, diversão, convívio, aprendizagens, construção do eu e do nós, crescimento e desenvolvimento. Tudo isto mediado por regras muito importantes que definimos em conjunto e que procuravam que mantivéssemos sempre bem acesa e brilhante a luzinha do nosso coração!
2011-2012 chegou ao fim.
Terminou com uma esplêndida manhã de praia... embora de início não parecesse nada!
Não acreditam???
Vejam com os vossos olhos:
 A caminho da banhoca...
 Que boa estava a água do mar!
 Demos uns quantos mergulhos...
 E despedimo-nos das banhocas!
 Ao sol construímos muitos castelos de areia... colaborativamente.
Foram bons momentos com os amigos, passados na praia da Amorosa!

Durante a Colónia Balnear todos nos portamos muito bem e fomos bastante autónomos, nas mais diversas situações: a subir e descer do autocarro; a colocar o cinto de segurança (os padrinhos ajudavam os mais pequenos, quando era preciso); a despir e vestir, a calçar e descalçar e ainda a lanchar e a arrumar, por isso estamos todos de parabéns!
Para o ano cá estaremos todos outra vez na Sala Fixe...  menos o nosso menino especial, o Tiago, que vai seguir o seu rumo noutra escola.
Agora alguns entram de férias, enquanto outros continuarão a vir, para a componente de apoio à família... mas para todos é tempo de descanso e de novas rotinas, mais descontraídas.

Aproveitamos para lembrar todos os pais e encarregados de educação que a nossa educadora estará à vossa espera na próxima quarta-feira, dia 11 de julho, entre as 8h30m e as 13h30m, para entrega das avaliações, portefólios, capas de trabalhos e outros pertences nossos. Se quiserem/precisarem poderão reunir com ela para conversar em privado. Não faltem!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

À falta de sol... uma manhã na Biblioteca

Hoje o sol não foi nada fixe :-( escondeu-se bem escondidinho atrás de muitas nuvens cinzentas e fê-las chover... e nós não pudemos ir à praia!
Então tivemos que arranjar uma alternativa... e que bela alternativa foi, fizemos uma coisa que ainda não tínhamos feito este ano: fomos a Viana do Castelo e visitamos a Biblioteca Municipal, que tem um espaço infanto-juvenil espetacular, para além de uma vista maravilhosa sobre o rio Lima e a cidade...

Estivemos primeiro na Bebeteca, consultando livros infantis, sentados em poufs
Aprendemos regras de comportamento numa biblioteca: fazer silêncio, com a boca e com o corpo; só se pode falar muito baixinho e andar com pézinhos de veludo!
Depois fomos ver uma dramatização da história "Amélia quer um cão", foi muito engraçada!
De seguida dirigimo-nos ao espaço de expressão para decorarmos o nosso cão e logo chegou a hora de nos despedirmos...  mas não sem antes visitarmos todos os espaços da BM, os das crianças/jovens, mas também os dos adultos (e sempre com pézinhos de veludo!)

Despedimo-nos, conhecendo uma senhora invisual que trabalha lá na biblioteca, estava a chegar com a sua cadela-guia, que era muito bonita e amiga e que a leva a todo o lado. É bom saber que as pessoas cegas também podem ler e que têm as ajudas certas para o fazer na BM, pois ler é muito importante!

Nota aos pais:
Colaborem connosco, levem-nos à BM, façam o nosso cartão de leitor e assim podemos trazer livros/CD's e jogos para casa de forma gratuita! Também podem levar-nos aos sábados, pois há sempre animações de histórias às 11h e às 15h.

Quando formos grandes, todos vamos querer ser grandes leitores!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Queriam mais?

Então aqui estão elas... mais imagens das nossas belas banhocas de mar!
Esta semana, com a maré baixa, temos muitas pocinhas entre as rochas e a água está um pouco mais quentinha!
Mesmo assim, para aquecer os mais friorentos, há que fazer exercício!
Todos bem felizes e isso é o que mais interessa!
E tantas aprendizagens que se fazem à beira-mar:
No autocarro cada "padrinho" leva o seu "afilhado", os dois formam um par...
Colocamos a nossa mochila, calçado e roupa arrumados em filinha sobre a areia...
Traçados os limites (uma grande quadrado na areia) não se podem ultrapassar... pois há muitos meninos de muitas escolas lá na praia
Devemos calçar/descalçar e vestir/despir sozinhos, bem como reconhecer os nossos pertences...
Temos que estar ao sol protegidos, com protetor solar e boné...
Temos que ter cuidado a brincar com a areia, para não ir para os olhinhos de ninguém...
Partilhar os brinquedos, para que todos possam brincar com tudo...
Vimos que as rochas escorregam e temos que ter cuidado para não cair...
Aprendemos que a água das pocinhas tem mais algas do que a das ondas (alguns meninos têm medo das algas... fazem-lhes impressão)...
Devemos ir para a toalha sem correr e sem nos sujarmos com areia, pois vamos lanchar...
Depois de secar ao sol um bocadinho deitados na nossa toalha, chega a hora de lanchar...
Arrumar o lixo do lanche, trocar a roupa molhada e vestir a t-shirt são tarefas que fazemos sem ajuda... os adultos só dão uma mãozinha a sacudir/dobrar as toalhas (senão nem cabem nas mochilas!)
Ao chegar a hora há que arrumar, sacudir bem e guardar nos sacos os baldes, as pás, os ancinhos, as formas, as peneiras e tudo o mais...
Depois vestir/calçar e dar a mão ao par... é hora de regressar de uma manhã bem passada!

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos