Facilitando a transição JI - 1º CEB

Ao longo desta semana levamos a efeito uma atividade de articulação que procurou facilitar a transição dos 10 finalistas para o primeiro ciclo, promovendo o contacto com esse contexto, de forma direta e ativa, o que lhes permitiu familiarizarem-se antecipadamente com rotinas e dinâmicas habituais numa sala de primeiro ciclo, ajudando a minimizar a ansiedade e o receio pelo desconhecido que algumas crianças sentem...

Com a colaboração do professor Hélder e dos seus 21 alunos do 1º e 2º anos assim fizemos, em pares, para ninguém se sentir sozinho! Foram convidados a também "crescer a aprender", tal como o blogue desta sala indica! 

No primeiro dia foram o Guilherme e o André P. e lá passaram toda a manhã, com lanche e recreio incluídos. Assistiram à história do dia, trabalharam Estudo do Meio (marcando no calendário o tempo que fazia), Português (fizeram uma ficha com a a letra R) e Matemática (com o material Cuisenaire)
No segundo dia foi a vez do Santiago e do Tiago R. (porque o Rodrigo P. faltou). Vieram entusiasmados com os seus trabalhos na mão e foram capazes de contar o que fizeram. Basicamente a rotina foi a descrita pelos colegas do dia anterior, mas também tiveram oportunidade de experimentar o Quadro Interativo e, no caso do Português, o trabalho executado esteve relacionado com a letra N.

No terceiro dia foi a vez de irem o Tiago A. e o Rodrigo P., que também voltaram entusiasmados com esta nova experiência.

No quarto dia foram o Rafael e o Rodrigo B. que passaram a manhã com os colegas do primeiro ciclo, regressando também bem dispostos.

Finalmente ontem, o quinto e último dia, foi a vez dos mais novos entre os finalistas, o Tomás e o João, que também vieram agradados com a experiência.

Alguns estavam um pouco ansiosos antes de irem mas, no final, todos concordaram que, apesar de ser diferente da nossa sala, a escola do primeiro ciclo não é um "bicho papão", (como o pintado pela Mariana) também "é fixe"... 
Todos tiveram direito a um fixe 5 estrelas, pois o professor Hélder confirmou que estiveram à altura do desafio, completando as tarefas que lhes foram destinadas:
Logo que tenhamos mais fotos, atualizaremos esta postagem.

Quem quiser aprofundar conhecimento acerca da transição do jardim de infância para o primeiro ciclo, pode ler este excelente artigo de Teresa Vasconcelos publicado nos Cadernos de Educação de Infância nº 81 - Agosto 2007 e agora divulgado no Portal da Criança.

Comentários