Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

À descoberta das cores mistério

Hoje fizemos uma experiência diferente, mas usando os ingredientes da última: bicarbonato de sódio, vinagre e corantes alimentares. A reação química que produzem (o ácido acético do vinagre + o bicarbonato de sódio) parece uma explosão, pois gera gás carbónico e pode ser utilizada de variadas formas divertidas. Esta foi mesmo do agrado de todos:

À descoberta da cor mistério
Contamos com a colaboração da Celeste que, sem nós vermos, preparou os materiais:
Uma colher e um copo para cada um: nas colheres, uma gota de corante alimentar, coberta com bicarbonato de sódio até não se ver a respetiva cor; nos copos, vinagre (menos de meio copo).
Depois cada um de nós colocou em prática o procedimento, que era muito simples: deitar o conteúdo da colher no copo e mexer bem. Ao misturar o bicarbonato com o vinagre, produz-se uma espuma que se vai tornando da cor do corante escondido, revelando assim a cor mistério!
Como só havia corantes das três cores primárias, algumas das cores mistério que apareceram fizeram-nos pensar nas misturas necessárias para as fazer...
Descobrimos todas as cores mistério e divertimo-nos bastante com esta experiência de bonito efeito (basta ver as nossas caras neste slideshow). 
No final, com tantos copos cheios de cores, montamos um arco-íris ;-)
Foi uma experiência mesmo fixe!


1 comentário:

Mª Antónia S. P. Lourenço disse...

Acho mesmo muito, muito fixe!!!!
Antónia. BJ

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos