Um problema matemático

Era o que tinha o Pai Natal logo pela manhã... mas nós ajudamos a resolver!
Então foi assim: ele tinha 6 presentes para entregar, mas o trenó era pequeno e só lá cabiam 2 de cada vez. O Pai Natal queria saber quantas viagens teria que fazer para entregar todos os presentes... 
No flanelógrafo manipulámos as imagens necessárias e bem depressa chegámos à conclusão que ele teria que fazer 3 viagens. Em cada uma levaria 2 presentes e distribuía-os a 3 casas. Depois registamos a solução encontrada:


Estes são alguns dos registos que já ficaram prontos... e que demonstram como evoluímos na nossa capacidade de representar situações reais ou imaginárias.

Mas... e se o trenó do Pai Natal fosse um bocadinho maior e levasse 3 presentes de cada vez?
Quantas viagens teria ele que fazer?
- Se leva mais prendas, faz menos viagens...
- 3 + 3 faz 6, ele vai fazer 2 viagens e leva 3 prendas de cada vez!
- Mas há uma casa que vai ficar sem presentes...

Um dos aspectos fundamentais que rege as mudanças educacionais e estimula diferentes pesquisas em Educação é o facto de se procurar desenvolver nos mais pequenos a capacidade de “aprender a aprender”. Ora uma das formas mais acessíveis de proporcionar isso mesmo às crianças é a utilização da resolução de problemas como metodologia de ensino. 

"A resolução de problemas baseia-se na apresentação de situações abertas e sugestivas que exijam dos alunos uma atitude ativa ou um esforço para buscar suas próprias respostas, seu próprio conhecimento. O ensino baseado na solução de problemas pressupõe promover nos alunos o domínio de procedimentos, assim como a utilização dos conhecimentos disponíveis, para dar resposta a situações variáveis e diferentes." (Pozo e Echeverría, 1988, p.09)

Sendo assim, quando se utiliza a estratégia de resolução de situações-problema motivadoras para as crianças, ajuda-se a que desenvolvam a sua capacidade de aprender a aprender, habituando-as a determinar por si próprias as respostas às questões, sejam elas escolares ou da vida quotidiana, ao invés de esperar uma resposta já pronta dada pelo professor. 
A resolução de problemas tem grande poder motivador para a criança, pois envolve situações novas, diferentes atitudes e conhecimentos. A sua utilização na prática educativa da matemática envolve a criança em situações da vida real, motivando-a para o desenvolvimento do modo de pensar matemático.

Comentários

  1. "quando se utiliza a estratégia de resolução de situações-problema motivadoras para as crianças, ajuda-se a que desenvolvam a sua capacidade de aprender a aprender"- Está tudo dito! Gostei muito desta vossa "situação-problema".
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.