Ontem: castanholas e rimas

Entre brincadeiras, jogos, projetos individuais e atividades de expressão...
... dedicamos algum tempo do dia de ontem a terminar o necessário para mais uma atividade de articulação do PAA: o "Cantar de Janeiras à Comunidade", já com tradição nesta localidade.
No nosso caso, foi a construção das castanholas, para acompanharmos a melodia a cantar e tocar com todos os meninos e meninas da nossa escola. 
Como se vê, tivemos que nos esforçar e trabalhar bastante com os dedos e as unhas... para retirar a película do papel autocolante ;-) A motricidade fina em plena ação!
Mas houve outro interesse paralelo que surgiu e ao qual estamos também a dar andamento: trata-se das rimas dos nossos nomes, uma estratégia que por vezes gostamos de utilizar durante a distribuição diária das tarefas da sala. 
Fazemos de duas formas: a professora diz a rima e nós descobrimos a quem pertence, ou então somos nós que temos que dizer a(s) nossa(s) rima(s) quando surge o cartão.
Trata-se de uma brincadeira que desenvolve a consciência fonológica, algo de muito importante na formação dos alicerces para aprendizagem da leitura e da escrita.
Iniciamos então o registo escrito das rimas de cada nome, porque a escrita tem essa função: preservar e não deixar esquecer. Podemos sempre lá voltar e relembrar! 
Começamos escrevendo as palavras e ilustrando-as numa página, para depois formarmos o Livro das Rimas dos Nomes.

Começaramos mais crescidos e, como se pode observar, que empenhados estivemos!

Comentários