Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Estamos de volta ;-)

Depois de uma reunião de pais como sempre muito participada, estaremos de volta à Sala Fixe amanhã, das 9h30m às 12h, para a receção.
Fixes "novos" e "velhos" ;-) todos juntos, para uma manhã de integração ou de regresso, porque as saudades já são muitas. 
Houve já quem perguntasse quando é que começam as 'aulas' na nossa sala? (MJ, 4 anos)

E se, para as 6 crianças mais novas, vai ser um dia especial (quem sabe se uma lagrimita pode até espreitar no canto do olho, o que é normal) para os pais vai sê-lo também!
Por isso, papás fixes,  procurem não passar alguma ansiedade que sintam aos vossos filhos.
Eles vêm para o jardim de infância para crescer e ser felizes... e vocês também!
Vão crescer como pais, vendo os vossos filhotes abrir asas e voar ;-)
Ficam alguns conselhos para os pais, neste período de adaptação:

Em tempo de regresso ao jardim de infância, como ajudar as crianças a integrarem uma rotina positiva: tornar as manhãs mais fáceis, para os pais e para as crianças
Ajudar as crianças a adotarem uma rotina confortável na hora de deitar é importante, especialmente numa altura como esta, em que os hábitos de férias têm que ir sendo, gradualmente, substituídos por outros.
Para as crianças, entrar ou regressar à escola após a pausa letiva de Verão, voltar à rotina habitual com horas e compromissos marcados, pode ser complicado… por isso, quando estão prestes a iniciar o regresso é bom ajudá-las nesse empreendimento.
A maior parte dos pais concordarão que melhores hábitos na hora de deitar fazem melhores comportamentos na hora de acordar! 
Um dia completo na escola pode ser muito cansativo para crianças tão pequenas (3, 4, 5 anos), por isso é muito importante que os pais se assegurem que as crianças dormem o tempo necessário e suficiente.
Algumas estratégias podem ajudar nessa hora crítica de ir para a cama, quando a restante família, a conversa, a televisão ou outras atividades parecem bem mais apelativas!
Por exemplo, ouvir música calma, ou ouvir contar uma história…essas atividades podem facilmente ser integradas como “aviso” de que chegou a hora de deitar e, desta forma, facilitar o processo de ir para a cama.

Aqui ficam algumas ideias que podem contribuir para os pais ajudarem a facilitar a transição das crianças da rotina de férias para a rotina escolar:

  • Ajudem a preparar as coisas necessárias no dia anterior
A roupa e o calçado podem ficar preparados, a mochila pronta com os recados lidos/assinados e o lanche pensado/adiantado. Isso evita pressas e atropelos para que nada esqueça antes de sair de casa.

  • Tomem o pequeno-almoço com tranquilidade
Sentar para tomar o pequeno-almoço em família dá à criança tempo para despertar adequadamente e para pensar um pouco no dia que aí vem. Podem conversar sobre o que o dia irá trazer e ainda acerca do que farão no final da escola, ao regressar a casa.

  • Convidem um amigo para brincar no final do dia
Para além dos benefícios da brincadeira em boa companhia, isso dá às crianças algo de agradável por que aguardar ansiosamente!

  • Sigam os dias no calendário
Acompanhem o dia-a-dia através de um calendário; descubram em que dia estamos, quantos dias faltam para começar a escola… e depois observem como se aproxima o fim de semana, ou as férias. Para além de ser uma atividade divertida, desenvolve competências importantes nos mais pequenos, ao nível da noção de tempo.

Podem ler mais artigos interessantes na página do facebook do bloguefólio, como estes aqui e aqui.

Com a vossa colaboração, este vai ser um ano super-fixe!


Sem comentários:

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos