"Curtas"


Têm sido bastantes as situações ricas de potencial que vão aparecendo ao longo do dia a dia... basta estar atento, ouvir as "vozes das crianças" e assim ajudá-las a pensar e a ampliar os seus conhecimentos.

Aqui ficam algumas "pérolas" que vão enriquecendo a nossa sala, enchendo-a de pequenas-grandes vivências significativas:

  • A Luana esteve doente com dor de ouvidos e, por isso, faltou dois dias à escola. Quando regressou, perguntei-lhe se já estava melhor: - Estou, já não me doem, mas não posso apanhar ar nos ouvidos. - Ai é? - perguntei-lhe - e como pensas fazer isso? Responde logo uma amiga: - Não pode ir lá para fora, para o recreio! Então perguntei: - Porque é que a Luana não pode ir para o recreio? Resposta geral: - Porque lá tem ar! Voltei à questão, fazendo pensar mais um pouco aquelas pequenas cabeças: - Então e aqui na sala? Não tem ar?  (Silêncio por momentos) - Não! - disseram alguns. - Huummm, têm a certeza de que aqui dentro não há ar? (outro silêncio... ) Responde a Luana, um pouco preocupada  - Tem ar, tem. - A sério? E como é que sabes? - Porque nós precisamos dele para respirar! - Então e agora? Também não podes ficar na sala? - Responde a Ana Maria: - Pode, não pode é apanhar o ar de lá de fora, que é vento!
  • O Alexandre coloca questões interessantes quando se envolve a sério nas actividades. Um dia destes, após ter estado na biblioteca a ver/ler um livro (porque este menino já consegue mesmo ler) perguntou: - Professora, eu tenho uma dúvida, não percebo uma coisa... qual é a diferença entre o fogo e a lava??? Respondi-lhe: - Ora aí está uma bela questão! Alguém pode ajudar o Alexandre? Alguém disse então: - Lava, é de lavar! O fogo arde! - Não, não é isso, é a lava dos "vulcãos". - disse o Alexandre... Intervim: - A dúvida do Alexandre é sobre os vulcões e a lava que eles deitam, que é parecida com fogo, sabem o que isso é? Ninguém sabia explicar, por isso decidimos criar um Quadro de Perguntas e depois vamos tentar arranjar respostas para todas elas. Esta é a Nº 1! 

  • O Gonçalo trouxe para a sala um pequeno cravo para me oferecer. Disse-lhe que ia arranjar um copinho com água, para o colocar - Para ele não murchar, não é? - Pois, para ele não murchar. Entretanto, estivemos a fazer experiências de misturas de cores primárias e descoberta de cores secundárias. Tínhamos um copo com água, onde se lavava o pincel sempre que se mudava de cor. A água também foi mudando de cor e, no final, descobrirmos que ficou preta e que o preto é todas as cores juntas! Então decidimos colocar o cravo do Gonçalo na água escura, para ver se ele muda de cor... mas não mudou até ao dia seguinte! - É que a água com tinta é grossa, professora e assim o cravo não conseguiu beber!

  • O Tomás trouxe dois bonitos girassóis para me oferecer. Procurei um frasco, coloquei água e levei os girassóis para a sala. Foram logo motivo de conversa, pois o Tomás contou: - O meu pai tem muitas estufas de flores, estas chamam-se girassóis! Questionei o grupo: - Porque será que se chamam assim? Muitas tentativas de explicação surgiram, nem todas muito acertadas, é bem verdade... - Porque são da cor do sol! Porque giram! - foram as mais aceites, pois faziam mais sentido para as crianças. - Os girassóis giram... o que quer dizer isso? - Viram-se, olham para o sol! Aí está uma bela resposta.

  • Ainda em volta dos girassóis, o Alexandre comentou, depois de vermos as pétalas amarelas e quando analisávamos o "meio da flor": - É aí que as abelhas vão buscar o néctar. Alguém refutou: - Não é isso, é o mel! As abelhas vão buscar o mel! Perguntei: - Será? Ora vamos lá pensar, aqui (no meio da flor) tem mel??? - Não! - E então? Alguém sabe como é que as abelhas o fazem? Não. Por isso esta é a pergunta Nº 2 para o nosso Quadro das Perguntas.

Parece que não vão faltar oportunidades para desenvolver projectos, não acham???
Haja tempo para tudo!

Comentários

  1. Olá Juca,
    saber escutar...é muito mais que ouvir!
    É estar atento ao que as crianças dizem e depois questionar, não despejar simplesmente a resposta. Permitir que a descoberta seja feita por e com eles.
    Isso que tu fazes tão bem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Esperamos também pelas descobertas relacionadas com todas estas questões. É tão bom vê-los raciocinar!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eles surprendem-nos sempre, não é?
    Luz e meninos de valejas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.