Descobrimos que os favos onde as abelhinhas fazem o mel têm uma forma diferente daquelas que já conhecemos!
Esta apresentação ajudou-nos a descobrir isso mesmo, bem como a nomear as características/atributos de cada uma das formas (nº de lados que têm, se são iguais ou diferentes, nº de esquinas, que agora já sabemos que se chamam ângulos...) e a identificar a forma exacta dos favos... que se chama hexágono e é assim:
Então foi-nos proposto um desafio em parceria com um colega mas, para isso, tivemos que decidir o momento e o local em que o íamos fazer (ao redor da mesa grande em grande grupo, ou na área dos projectos em pequeno grupo); foi escolhida a primeira hipótese, tal era a vontade de experimentar!
Definimos os pares e distribuiu-se o material para cada um deles:
6 palitos e um bocado de plasticina.
A nossa professora não disse nada e deixou-nos experimentar para que serviria aquilo...
Fizemos várias montagens, algumas interessantes e, após algum tempo, lá veio a proposta de resolução de uma situação-problema:
- Como formar um hexágono com os palitos e a plasticina?
Cabecinhas a pensar, mãozinhas a mexer, até encontrar a solução!
Querem ver?
Foi muito interessante esta "aprendizagem partilhada"... havemos de fazer isto mais vezes!
Foi muito interessante esta "aprendizagem partilhada"... havemos de fazer isto mais vezes!
Nota da educadora:
Assim se desenvolveu uma actividade planeada para motivar as crianças a envolverem-se de forma activa e reflexiva na sua aprendizagem, coordenando as suas acções com um parceiro, negociando e chegando a soluções.
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.