2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, lembram-se?
Iniciamos com um novo livro, uma nova história...
Chama-se "Um leão no Pacífico" e foi escrita, há alguns anos atrás, por um menino pouco mais velho que nós...
Gostamos de conhecer esta história, que nos contou como um leão foi parar ao Oceano Pacífico e aí se transformou num leão marinho, para poder viver naquele habitat...
Como é habitual, fizemos a representação gráfica daquilo que mais nos chamou a atenção.
Querem ver algumas?
Sabem que, através destes registos que temos vindo a fazer ao longo do ano, vê-se muito bem como estamos a crescer: podemos observar se os elementos que colocamos têm ou não a ver com a história, como fazemos a estruturação espacial distribuindo-os na folha de papel e ainda como tem evoluído a representação que fazemos do esquema corporal, só para citar algumas possibilidades de análise... os desenhos são mesmo boas fontes de informação /avaliação.
Depois passamos às diferentes características do ambiente aquático e terrestre, aquilo que agora sabemos chamar-se "Ecossistema"... que palavra tão difícil!
Para caracterizar os dois ecossistemas, recorremos a revistas e elaboramos em pequeno grupo dois cartazes, com a ajuda da Isaura e da Marlene:
Depois decidimos construí-los a três dimensões, em forma de maquetas, mas para isso foi necessário pesquisar o que são maquetas, para vermos melhor como fazer as nossas...
Navegando na internet acabamos por ir parar ao blogue jardimdecruzeiro, o blogue dos meninos do ano passado da nossa educadora e vimos a maqueta que fizeram do ciclo da água!
Entretanto, o livro novo foi para a biblioteca e umas fotos nas últimas páginas chamaram a atenção a alguns de nós...
- Quem são estes meninos das fotografias?
E foi então preciso contar também essa história, uma história triste e alegre ao mesmo tempo.
A história do autor do livro "Um leão no Pacífico"...
Chamava-se Pedro Maria e tinha 11 anos quando escreveu este conto e com ele ganhou um concurso literário na sua escola. O outro menino das fotos é o seu irmão Frederico.
O Pedro era um rapaz cheio de talento e também o filho mais velho da educadora Xinha, do blogue Príncipes e Princesas, uma sala que connosco mantém intercâmbio.
Como já não está entre nós, partiu com apenas 19 anos, a sua mãe quis homenageá-lo e torná-lo presente nas vidas de ainda mais pessoas através da publicação deste livro.
Conseguiu-o.
Em Vila Franca do Lima (Viana do Castelo), a muitos kilómetros de distância de Rio de Mouro (Lisboa), há um grupo de meninos e meninas que conheceram ambas as histórias do Pedro e não as vão esquecer tão cedo...
Que bela abordagem aos temas!
ResponderEliminarAdorei.
beijos dos fofos e da Rosarinho
Olá Meninos
ResponderEliminarMuito trabalho à volta de "Um Leão no Pacífico"...
Gostei de ver...os vossos desenhos e as vossas aprendizagens.
Desenhar, escrever e aprender são coisas muito importantes e que devemos fazer para sempre.
Beijinhos para todos e para a Juca, da Mãe do Pedro (Autor da história: "Um Leão no Pacífico")