Para irmos adquirindo o sentido do número e aprender a organizar dados, começamos a fazer os gráficos da "Luzinha no meu coração" relativos ao mês passado.
Quando falamos de crianças em idade pré-escolar, o sentido de número pode ser entendido como um processo no qual elas vão aprendendo a compreender os diferentes significados e utilizações dos números e a forma como estes estão interligados. Este conhecimento, cujo desenvolvimento está intimamente ligado ao ambiente em que se insere, realiza-se naturalmente enquanto, progressivamente, estes diversos significados começam a interligar-se e a fazer sentido.
In: DGIDC - Brochura "Sentido do Número e Organização de Dados", p. 11.
Já a análise de dados é uma área da Matemática que, no mundo actual tem grande importância, uma vez que tem uma forte ligação ao quotidiano, quer de adultos quer de crianças, proporcionando ocasiões muito ricas de desenvolvimento numérico. Tarefas que promovam classificação, contagem e comparação podem considerar-se a base para o desenvolvimento da organização e tratamento de dados.
In: DGIDC - Brochura "Sentido do Número e Organização de Dados", p. 59.
Então fizemos assim:
Quando falamos de crianças em idade pré-escolar, o sentido de número pode ser entendido como um processo no qual elas vão aprendendo a compreender os diferentes significados e utilizações dos números e a forma como estes estão interligados. Este conhecimento, cujo desenvolvimento está intimamente ligado ao ambiente em que se insere, realiza-se naturalmente enquanto, progressivamente, estes diversos significados começam a interligar-se e a fazer sentido.
In: DGIDC - Brochura "Sentido do Número e Organização de Dados", p. 11.
Já a análise de dados é uma área da Matemática que, no mundo actual tem grande importância, uma vez que tem uma forte ligação ao quotidiano, quer de adultos quer de crianças, proporcionando ocasiões muito ricas de desenvolvimento numérico. Tarefas que promovam classificação, contagem e comparação podem considerar-se a base para o desenvolvimento da organização e tratamento de dados.
In: DGIDC - Brochura "Sentido do Número e Organização de Dados", p. 59.
Então fizemos assim:
Contamos o total de luzinhas acesas e apagadas do mês de Fevereiro
pelo quadro de dupla entrada
Escrevemos os números até 20 do lado esquerdo
Fizemos tantos X quantas as luzinhas
Depois pintamos as colunas que surgiram com cores a nosso gosto;
Aprender matemática pode ser muito interessante...
Como se pode ver, usamos papel quadriculado e marcamos um X por cada luzinha acesa e por cada luzinha apagada, em duas colunas diferentes. Depois pintamos as colunas com cores a nosso gosto.
Através desta estratégia foi muito mais fácil olhar a nossa situação...
Alguém disse até que, neste mês de Março, quer ter a coluna da luzinha acesa muito maior!
Alguém disse até que, neste mês de Março, quer ter a coluna da luzinha acesa muito maior!
Que bela forma de aprender matemática! Nós por agora só fazemos gráficos dos dias de sol e de chuva
ResponderEliminarLuz
Muito interessante mesmo!
ResponderEliminarPrincipalmente quando consegue entusiasmar as crianças a quererem atingir melhores metas!
Um FIXE grande para a Juca!