Este jogo é mesmo assim, depois e começar vão-se descobrindo as suas possibilidades e elas são quase... infinitas!
Começamos por fazer diversos jogos em grande grupo com atributos como a cor e a medida das barras, inclusivamente fazendo referência aos valores de cada uma; o jogo traz uma régua-medida que nos ajuda a verificar o valor de cada peça, que é tal e qual como mostra a imagem:
Descobrimos, por exemplo:
- qual é a peça que fica entre a castanha e a verde escura...
- qual é a que é maior (logo a seguir) que a barra cor de rosa...
- menor do que a barra vermelha...
- que barra se encontra a seguir à azul clara...
- e por aí fora...
Estivemos a fazer este jogo com a Isaura e foi muito interessante.
Depois começamos a construir muros, mas havia uma regra importante a ter em conta:
Cada fileira que colocássemos no muro tinha que ter peças diferentes, ou seja, as filas não podiam ter as mesmas barras colocadas da mesma forma...
Mas por vezes acontecia o muro tombar e lá se ia o trabalho todo!
Assim era complicado representar no papel como ficou...
Por isso, tivemos que arranjar estratégias para que tal não acontecesse:
Boas ideias! Com apoio de uma caixa, ou com as barrinhas deitadas é muito mais fácil! O Tomás esteve muito entusiasmado e foi mesmo "campeão", pois construiu o muro mais alto!
Não consigo!
Mas, dali a pouco... com uma ajudinha dos amigos:
Já está!
O tempo passou a voar, alguns nem tiveram oportunidade de terminar este desafio feito em pequenos grupos na área dos jogos calmos.
Foi um entusiasmo generalizado... de tal forma que até se ouviu:
- Professora, amanhã vou fazer muros, muros, muros, o dia todo!
Palavras do Nelson, na hora da avaliação ao final do tarde.
Juca,
ResponderEliminarEm resposta à vossa questão:
Somos muitos!
Somos 125 alunos e 9 professoras e educadoras.
Uma fartura!
Beijinhos
Prof. Anabela
BLOGando na Escola
No ano passado com o grupo dos mais velhos, também trabalhámos com as barras Cuisinaire, as crianças adoram e são um mundo de possibilidades. Bom trabalho Sala Fixe! beijos dos fofos e d Rosarinho
ResponderEliminarConhecem o pentagrama? no ano passado os meus "coelhinhos adoravam os desafios.
Juca,
ResponderEliminarparabéns por esta iniciativa.È importante que as crianças explorem as barras Cuisenaire de uma forma mais lúdica antes de iniciar o 1º ciclo. Fiquei muito contente, pois a articulação curricular também passa por estas experiências. Mais uma vez, Parabéns!
Nalusa