Abrimos a porta

da Sala Fixe ... aqui está ela, podem "entrar":


A organização do ambiente educativo é uma das componentes mais importantes do trabalho  do educador de infância, sendo sua responsabilidade, neste âmbito:
  • Organizar o espaço e os materiais, concebendo-os como recursos para o desenvolvimento curricular, de modo a proporcionar às crianças experiências educativas integradas;
  • Disponibilizar e utilizar materiais estimulantes e diversificados;
  • Mobilizar e gerir os recursos educativos, nomeadamente os ligados às tecnologias de informação e da comunicação;
  • Criar e manter as necessárias condições de segurança, acompanhamento e bem-estar das crianças.
 (In: Perfil Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância)

No entanto, se a organização inicial do espaço-sala procura seguir estes parâmetros, a partir do momento de entrada do grupo, este passa a ter um papel activo nas decisões que envolvem a sua alteração / reformulação.

Por isso esta é, apenas, uma "primeira versão" do nosso espaço de interacção e aprendizagem... ao longo do ano decerto irá mudar, pois terá que evoluir para responder às nossas (tão diferentes)  necessidades e interesses.

Algumas reformulações até  já se perspectivam, veremos o que em grupo se decide fazer.

Comentários

  1. Olá, Juca.
    As mochilas que estão atrás das cadeiras é onde cada um guarda o seu material ou é o quê?
    Bjs e bom ano.
    Leonor

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o convite.
    Que sala tão gira!
    Adorei entrar.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  3. Olá Leonor,

    O saquinho pendurado em cada cadeira foi uma estratégia que introduzi este ano, pois tenho meninos muito pequenos, que visa, para além de identificar o lugar de cada um à volta da mesa grande, guardar os pertences que trazem de casa (objectos de transição, brinquedos) evitando que se distraiam nos momentos de grande grupo, e também a garrafa de água e o boné de cada criança, que assim não se confundem uns com os outros.
    Para já está a dar muito resultado!

    Obrigada pela visita e pelo comentário,

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  4. Olá Anabela,

    Ainda bem que gostou... volte sempre!

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  5. Olá Juca e meninos, entrei na vossa sala e gostei do que vi, também me intrigou os saquinhos nas costas das cadeiras e fiquei esclarecida com a explicação para além de achar uma boa ideia. Nós por cá temos a "Saquinha de vai e vem" que serve basicamente para fazer a comunicação casa/Ji (uma vez que não vejo diariamente as mamãs/papás dos meninos) e também serve para outras coisas...experimentámos o ano passado e como resultou voltámos a usar. Beijinhos e bom trabalho
    Gabriela

    ResponderEliminar
  6. É uma boa ideia e adoptá-la-ia se as minhas cadeiras dessem para isso. Este ano introduzi foi a ideia de uma caixa (sapatos) individual para guardar material de expressão, mantendo os tradicionais copos comuns (lápis e canetas, tesouras, colas). Será que nesta caixa daria para guardar o chapéu e a garrafa de água? Quase todos os anos tenho adoptado estratégias diferentes e ainda não me fixei em nenhuma ... :o(

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha a vossa sala.
    Não pude deixar de sentir nostalgia pelo que deixei para trás, sobretudo o espaço amplo onde todos têm lugar sentados à vontade numa única mesa grande e existe uma zona para estarmos juntinhos em roda no chão!
    Quando os grupos eram mais pequenos e a sala bem maior!
    Em breve irão conhecer a nossa... depois da inauguração!
    Óptima a ideia dos sacos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.