Foi o tema da conversa de hoje, depois de descobrirmos que festa estava quase aí a chegar...
- O Dia das Bruxas!
E a animação foi tal que, na hora de planearmos a semana, logo ficou decidido que todos se queriam mascarar de bruxa, pelo que temos que fazer os fatos e preparar tudo o que é preciso.
Com o entusiasmo, quase nem contávamos as novidades direito e esta semana os meninos grandes produziram textos pela primeira vez: depois de a professora escrever as palavras que disseram, ilustraram com desenho. Ora vejam:
Aprendemos com os vizinhos da Sala dos Amigos, que também produzem os seus textos à segunda-feira... e é muito bom aprendermos coisas novas uns com os outros!
Da parte de tarde...
Um livro, uma história nova!
É a rotina de segunda-feira...
Chamava-se "O Cuquedo"
- O que será isso do Cuquedo?
- Hum...
- Deve ser alguma coisa assustadora...
Contou-se então a história, com olhinhos bem abertos, boquinhas fechadas e ouvidinhos à escuta... aqui está ela (a nossa professora encontrou este vídeo com a história, partilhada pela Leonor, dos amigos do blogue Galega Encarnada):
Mas, quase a chegar ao fim, não nos mostrou a imagem do Cuquedo!
- Oh! Queríamos ver como era...
- E se primeiro imaginássemos como será o Cuquedo? Já sabemos que é assustador...
- Deve ser branco, como os fantasmas!
- Ou preto, eu acho que é preto!
- O preto é mais assustador!
Distribuiram-se folhas de papel e cada um foi buscar a cor que achava que seria a cor do Cuquedo... alguns quiseram usar mais do que uma.
E toca a pôr mãos à obra de imaginar e desenhar!
(Pedimos desculpa porque algumas imagens, ao serem carregadas para o Slide.com, rodaram e não ficam tão bem... só ainda não percebemos como é que isso se resolve! Também faltam algumas fotos de meninos a desenhar porque acabou a bateria da máquina da professora...)
Observando depois cada desenho e comparando com a imagem do Cuquedo que aparece no fim da história vimos que, quem mais se aproximou, foi o Rodrigo B., pois fez o Cuquedo muito preto, tal como ele é.
Também observamos que, às vezes, temos medo de coisas que pensamos que são assustadoras, mas afinal não são! Quando o Cuquedo apareceu, nenhum animal se assustou...
Depois levamos "trabalho de casa": pensar nas coisas que para nós são mesmo assustadoras, das quais temos medo, pois amanhã vamos falar delas.
Eu também reservo, no mínimo, a manhã de segunda-feira para registar por escrito os textos deles acerca das novidades do fim-de-semana e penduro-os num pequeno "estendal" que atravessa a sala ...:) É a memória das palavras que permanece.
ResponderEliminarÉ, a história do Cuquedo é o máximo e eles adoram ...
Beijos,
Leonor
Ora que coincidência! a semana passada li a história do Cuquedo ao Santiago , acho uma história muito gira e com ilustrações exelentes.
ResponderEliminarParabéns à turma!pois conseguiram desenhar cuquedos muito interessantes.
Beijo mãe do Santiago.
Olá sala fixe,também gostamos muito dessa história. Os vossos Cuquedos estavam bem assustadores. Bom trabalho!
ResponderEliminarbjs dos Fofos e da Rosarinho
Por aqui às vezes também acontece a máquina da professora ficar sem bateria... mas sempre se regista qualquer coisa...
ResponderEliminarQuanto ao cuquedo... Bom ficaram mesmo assustadores!
Amigo de Valejas e Luz