É a questão que tem intrigado a Margarida e que partilhou com a Sala Fixe há alguns dias:
- O que é a CRISE?
Ficamos todos sem resposta...
- Então? Alguém sabe o que é a crise?
- Não!
- E gostavam de saber?
- Siiim!
- Então vamos ter que descobrir...
Assim regressou à sala o "Quadro das Perguntas", para registar as que forem surgindo e a que devemos dar resposta, tal como no ano passado. Estamos já a tratar de escrever esta pergunta e também as outras relacionadas com ela:
- De onde vem a crise?
- Para que serve?
- É boa ou má?
- São os pais em casa, à hora de jantar...
- É a televisão, na hora de dar as notícias...
- No carro, o rádio também fala da crise...
E nós ainda somos pequenos, mas não somos surdos, ouvimos as palavras e queremos compreendê-las!
Então estivemos a conversar sobre o que já sabemos acerca deste assunto, definindo algumas palavras que estão relacionadas com esta e explicando o que entendemos por elas.
Aqui está a imagem wordle desta área vocabular:
Aqui está a imagem wordle desta área vocabular:
Agora leiam as nossas "concepções prévias" e pasmem com o que já sabemos sobre o assunto ( e que a nossa professora, mais uma vez, passou a tarde a registar!):
CRISE
- Sabes, a crise é uma coisa que é assim tipo guerra… estão todos a falar dela, uns gostam dumas coisas, outros não concordam e isso é um bocado tipo guerra! (Margarida)
RIQUEZA
- É ser rico.
- Ser rico é ter muito dinheiro, muitos carros e animais de estimação (gatos, muitos gatos e cães)
POBREZA
- São pessoas pobres (Pedro)
E o que são pessoas pobres?
- São pessoas que não têm comida, nem roupa, nem dinheiro… (vários)
- São africanas e algumas portuguesas, mas poucas (Pedro)
- Não têm casa, dormem na rua, ou numa tenda.
-
- É poupar, não gastar dinheiro, guardar.
- Guardar é pôr no banco, ou no peteiro, ou na carteira.
- Para ir buscar dinheiro é assim: só quem tem é que depois pode ir buscar, ao banco ou à carteira!
PREÇO- É uma coisa que há em todas as lojas.
- O preço está na etiqueta.
- Serve para sabermos quanto custa, se é barato ou caro.
CARO / BARATO
- O barato custa menos e sobra dinheiro para comprar outras coisas.
O caro custa muito dinheiro!
BANCO
- É o Millenium BCP (Pedro)
- É assim um sítio onde os adultos trabalham e tem lá dentro uma caixa com dinheiro, é por isso que se diz “banco é caixa”
- Essa caixa de guardar dinheiro é um cofre.
- O banco é um sítio onde se vai buscar o dinheiro! (Simone)
- É, o meu pai também vai levantar dinheiro ao banco…
- E o banco dá assim dinheiro a toda a gente?
- Não…
- Então?
- Acho que só dá às pessoas conhecidas (Pedro)
- Então vamos fazer de conta que eu vou ao banco da mãe do P. Ela conhece-me. Só por isso, já me vai dar dinheiro?
- Não!
- Então? O que é preciso para que o banco nos dê dinheiro?
- Tem que ter…
- Ah, então primeiro tenho que pôr lá o dinheiro?
- Pois.
- Então como é que é com os vossos mealheiros, para terem lá dinheiro o que têm que fazer primeiro?
- Temos que meter o dinheiro no buraquinho (Tomás A.)
- Então o banco é como se fosse um mealheiro gigante de muitas pessoas. Para ir buscar dinheiro ao banco primeiro temos que o guardar lá…
DINHEIRO
- Serve para pagar.
- Há notas de 50 euros, 5 euros, 10 euros e 20 euros…
- E há moedas, de 1 euro.
Quem quer ajudar a Margarida a descobrir a resposta para estas perguntas?
Ofereceram-se muitos meninos, grandes e pequenos (mais do que a professora supunha, para um assunto tão abstracto).
O que podemos fazer?
Pesquisar:
- no dicionário, que é onde se vê o que querem dizer as palavras;
- na internet.
Quem nos pode ajudar?
- As mães que são contabilistas (Margarida e Tomás L.)
- A mãe que trabalha num banco (Pedro).
Pronto, parece que temos em perspectiva o primeiro projecto deste ano!
Muito giro e muito bem pensado ... os meninos estão de parabéns. Quando surgir oportunidade, eu vou querer saber o que é que os Galegos sabem acerca do assunto ... e espero que não haja crise!
ResponderEliminarEu acho espectacular que se trabalhe assim, ouvindo as crianças e indo ao encontro daquilo que elas dizem e querem descobrir.
ResponderEliminarAcho que se mais professores trabalhassem desta forma, haveria menos insucesso, porque as crianças iam ficar mais motivadas.
Cumprimentos pelo seu trabalho.
Ana Maria