Uma situação-problema para resolver... tivemos que pensar mais a sério um bocadinho:
A pergunta era:
Se 1 ouriço tem lá dentro 2 castanhas, quantas castanhas terão 3 ouriços?
(Ou 4 ouriços... ou 5 ouriços...)
Primeiro discutimos a questão em grande grupo, pois era a hora da reunião da manhã...
Depois fomos buscar materiais para podermos manipular (ouriços e castanhas) porque a matemática, nestas idades, tem que ser vivida, experimentada com coisas concretas.
Claro que os meninos finalistas, que conseguem (quase sempre) resolver "de cabeça", pois estão habituados a estas "operações matemáticas" (ver nota*), tiveram que se esforçar por ficar caladinhos e assim dar oportunidade aos colegas mais novos de testar a sua forma de resolver problemas. Mas para alguns é tão difícil não dar logo a solução...
fazer corresponder 2 castanhas a 1 ouriço não é tão simples como parece,
neste caso exigiu mesmo muita atenção e até "negociação"!
Mas finalmente a contagem confirmou: cada ouriço tinha 2 castanhas!
Só faltava contar, ao todo, quantas castanhas tinham os 3 ouriços juntos: 6.
Outros desafios se seguiram:
Quantas castanhas teriam 4 ouriços...
Se cada ouriço tivesse 3 castanhas, quantos castanhas teriam 2 ouriços...
Mais cabeças a pensar... chegam ao resultado certo mais depressa!
Foi isso que aconteceu...
No final, alguns meninos representaram em desenho a resolução do problema:
A Simone foi a única menina que representou a situação com 4 ouriços, em vez de 3.
Mas todos estão de parabéns por conseguirem ajudar a resolver este problema!
Nota* - todos os dias contamos quantos meninos estão na sala, é uma das nossas tarefas diárias: sabemos que somos 17; contamos quantos faltam; descontamos os que faltam ao total; assinalamos no friso dos números o menino com o valor correcto - por exemplo, hoje faltou o S. Quando a Senhora Cozinheira veio perguntar o número de meninos, a resposta foi logo: - Falta o S., somos 16! "
Muito bom este exercício matemático. Na sala são 17 meninos?
ResponderEliminarBjs, Leonor e Galegos Encarnados
Gostei do problema, porque de facto muitas vezes os ouriços têm lá dentro varias castanhas.
ResponderEliminarConhecimento do mundo e matemática.
Resolveram tudo , que maravilha.
Acho que vou aplicar o vosso problema...
Bjs
Muito bem meninos da sala fixe, são muito bons a matemática!
ResponderEliminarOs ursitos também aproveitaram as castanhas para fazer contagens, somas e subtracçoes.
bjs dos fofos e da Rosarinho