Medidas...

Não são medidas para combater a crise, não senhor!
São as nossas medidas, o peso e a altura, que medimos há alguns dias atrás, para fazermos o nosso "Quadro das alturas". Perto do final do ano voltaremos a medir-nos e a pesar-nos, para vermos melhor o que crescemos...

O nosso quadro é diferente, está lá no alto, pertinho do tecto, porque foi feito com os fios com que medimos o nosso comprimento (claro que também usamos instrumentos de medida: a fita métrica para medir o  nosso tamanho e a  balança para medir o nosso peso e até já sabíamos quais o que se usam para esses fins). 


Escolhemos a cor do fio ao nosso gosto, mas só havia em rosa ou azul, o que suscitou uma discussão interessante: alguns achavam que havia "cores de meninas" e "cores de meninos", outros achavam que as cores são de todos!
Acabamos por concordar com estes últimos e assim muitos meninos escolheram o cor de rosa, porque é uma cor de que gostam e as meninas também escolheram o azul, se era a cor preferida delas. O mesmo aconteceu com a pedrinha que faz peso no final do fio.

Assim é muito fácil verificar quem é o mais alto da sala (a Simone) e o mais baixo (o João), bem como comparar alturas entre todos os meninos...


Também ficamos a saber que a idade não tem nada a ver com tamanho... o mais alto não tem que ser o mais velho! E é isso mesmo que acontece na nossa sala, o mais velho não é o mais alto, apesar de o mais novo  ser também o mais baixo...

Comentários

  1. Olá amigos da Sala Fixe,

    Ficou muito bonito e muito original.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  2. Olá Juca, como está?
    Desde já deixe-me felicitá-la por mais uma actividade matemática. Existem muitos preconceitos na hora de desenvolver este tema que considero rico e valioso nesta etapa educativa. Mas o seu empenho assim como de outras colegas que vamos encontrando nos trilhos profissionais, só demonstram que tudo é possível na nossa viagem pedagógica. Confesso que já o fiz muitas vezes e na nossa assembleia concordámos em registar de 3 em 3 meses, com outra cor acrescentando o que cresciam. Fica aqui uma partilha...depois é só elaborar gráficos entre todos e ver quem cresceu mais ou não, mas sempre com tolerância e muito repeito pelo ritmo de cada um.
    Boa semana,
    Laura Rodrigues

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.