Na sequência da postagem anterior e porque vem mesmo a propósito envolver os pais na dinâmica de sensibilização dos mais pequenos para a leitura e a escrita, aqui divulgo parte de um texto (do livro "Ensinar a ler, aprender a ler") de autoria do Prof. Dr. Ramiro Marques, docente no Instituto Politécnico de Santarém, com vasta obra publicada no campo da educação e autor do ProfBlog, uma referência incontornável do mundo dos blogues de professores:
"As crianças não aprendem a ler naturalmente.(...) Aprender o abecedário e a juntar letras, perceber a diferença entre um fonema e um grafema e associar o grafema ao som são tarefas difíceis mas necessárias ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
O que é que os pais podem fazer para os filhos serem bons leitores?
Estabelecer uma rotina
O contacto com os livros deve constituir uma actividade diária. Se os pais criarem um horário semanal onde constem as horas de leitura, as crianças ganham o hábito de ler e a leitura torna-se uma actividade rotineira.
Dar liberdade para ler
Os pais devem dar liberdade às crianças para escolherem os livros que desejam ler. Visitas regulares à biblioteca também ajudam.
Ensinar leitura activa
Não basta ler. É preciso fazer perguntas sobre a história. Quem são os personagens? O que fazem eles? Como relacionar as imagens com as palavras? Fazer resumos da história. Debater a história. Interpretar as frases.
Passar da leitura à escrita
Ler é bom mas escrever ainda é melhor. Pedir à criança para resumir a história. Pedir à criança para contar uma história e escrevê-la com ela".
Pais: usem os livros que vão a casa no âmbito da "Leitura em Vai-vem" do Plano Nacional de Leitura para criar momentos agradáveis de partilha e diversão com os vossos filhos.
Ajudem a que os livros sejam os melhores amigos das crianças... amigos que contam histórias!
... E ajudam-nos muito a crescer!
ResponderEliminarBoas leituras
Luz e estrelinhas