As conversas são mesmo assim... quase como as cerejas!
Nos dias em que estamos menos meninos na sala parece que ainda esticam mais e as palavras vão saindo, ligeiras, umas atrás das outras...
Desta vez a professora pediu-nos que pensássemos no nosso pai e disséssemos a primeira palavra que nos viesse à cabeça.
Não foi muito fácil começar (principalmente para se dar oportunidade aos meninos mais pequenos, antes que os grandes dissessem tudo, pois estes nem sempre têm a paciência necessária para lhes dar o tempo de que precisam)
Então a primeira palavra a vir à mesa foi bonito e, dali a pouco, outra lindo.
Foi aí que a Margarida disse: - São sinónimos!
E explicou aos amigos o que isso significa: - Quer dizer que as palavras dizem quase a mesma coisa, foi o meu pai que me ensinou!
A partir dali a brincadeira foi arranjar sinónimos para as palavras que já tínhamos descoberto, ou seja, palavras que signifiquem (quase) o mesmo:
Fixe - bom
Forte - gordo
Alto - grande
Alegre - contente - feliz
Simpático - amigo
O jogo ia continuando, mas a professora resolveu complicá-lo, propondo que descobríssemos palavras que querem dizer o contrário, ou seja, antónimos.
- Antónios??? - perguntou o Tomás L.
- Não, antónimos, os opostos, os contrários. Por exemplo, o contrário de bonito é...
- Feio!
Bonito - feio
Alegre - triste
Bom - mau
Contente - zangado
Alto - baixo
Trabalhador - preguiçoso
Simpático - antipático
(esta precisou de uma ajuda...)
Amigo - inimigo
(e esta também...)
Aqui no Wordle podem espreitar a nuvem de palavras resultante deste autêntico exercício de linguagem / gramática, com meninos de jardim de infância...
Que giro ... também partimos de uma palavra rápida sobre o pai na sexta-feira à tarde e recorremos ao Wordle, mas essa ideia dos sinónimos e antónimos não nos ocorreu. Vamos fazer esse exercício segunda-feira, para ver como nos saímos. Vocês estiveram muito bem e obrigado pela ideia que levámos connosco ...
ResponderEliminarbjs,
Leonor
Muito interessante e rico! Obrigada pela partilha!Beijinhos para ti Juca e para os meninos1
ResponderEliminarOlá Juca:
ResponderEliminarComo as crianças nos facilitam o trabalho e nos surpreendem... Muito interessante, vou experimentar e depois dou notícias dos meus meninos... Bjinhos Filó
Olá meninos, meninas e Juca da sala fixe
ResponderEliminarJá estavamos com saudades do vosso cantinho...
Gostámos muito do vosso trabalho das palavras. A capacidade de trabalho destas crianças é fantástica! É quase como um rio, quando começa a correr dificilmente se esgota e se pode parar!
Parabéns pela actividade
Luz
Olá meninos da sala fixe e dos trabalhos fixes... ora aqui está um belo exemplo de brincadeira com as palavras, divertida e rica! Tantas palavras novas, que agora já sabem o que querem dizer. Foi mais uma boa partilha. Continuem divertidos com os vossos trabalhos fixes.
ResponderEliminarBeijinho da Zinha
Obrigada a todas pelos vossos comentários... é bom saber que estão aí desse lado a apoiar-nos, pois dinamizar um blogue dá muito trabalho e é bom verificar que não estamos a falar sozinhos!
ResponderEliminarGostei especialmente - e os meus meninos vão gostar também - de ler o primeiro comentário da Zinha, a colega que me substitui sempre que necessário e que é Coordenadora de Departamento.
A surpresa que os meninos vão ter amanhã, quando virem o teu comentário! Fixe ;) Obrigada.
Beijinhos para todas,
Juca e Sala Fixe
Que divertido brincar com as palavras!
ResponderEliminarEstão a ficar um meninos bem crescido!
Bjs Graça