Para tirar a limpo o que faz com que haja noite e dia, e como estamos na semana em que se comemora o Dia da Ciência (dia 24) realizamos uma experiência:
Iluminamos o globo colocando o foco de um dos lados e observamos que esse lado da Terra estava claro, era dia... e do outro, estava escuro, era noite.
Depois colocamos um pouco de bostik a marcar Portugal e repetimos a experiência, observando, a pouco e pouco, como o dia e a noite se sucedem, conforme a Terra vai girando sobre si própria e à volta do sol.
Ainda descobrimos, colocando as nossas mãos pertinho, que a lâmpada, tal como o sol, dá luz e calor...
Ainda aproveitamos para brincar um bocadinho com as sombras (- é o que aparece quando se põem coisas na frente da luz!).
Depois colocamos um pouco de bostik a marcar Portugal e repetimos a experiência, observando, a pouco e pouco, como o dia e a noite se sucedem, conforme a Terra vai girando sobre si própria e à volta do sol.
Ainda descobrimos, colocando as nossas mãos pertinho, que a lâmpada, tal como o sol, dá luz e calor...
Ainda aproveitamos para brincar um bocadinho com as sombras (- é o que aparece quando se põem coisas na frente da luz!).
Quando a professora apontava o foco para o tecto e o abanava, os mobiles todos dançavam...
De seguida os meninos médios foram registar a experiência, mas nem todos terminaram...
Deixamos três desenhos que demonstram as aprendizagens realizadas:
Deixamos três desenhos que demonstram as aprendizagens realizadas:
E é assim mesmo que, em pequeno, se aprendem coisas de gente crescida!
ResponderEliminarBoa semana
parabéns. Vocês fazem experiências muito fixes. Bjs
ResponderEliminarNem eu estava è espera de outra coisa: grandes aprendizagens na Sala Fixe!
ResponderEliminarPois gosto, sim senhora. Continuem.
ResponderEliminar