Cromatografia

Uma palavra difícil de dizer, mas que foi simples de realizar!
Trata-se de um processo de separação de misturas (neste caso misturas de cores) e foi concretizado através de uma experiência. Precisamos de:
Como fizemos:
Fizemos 4 pintas de tinta com os marcadores (cores secundárias)
Cobrimos o fundo do copo com água
E, depois de registarmos as nossas estimativas sobre o que iria acontecer,
colocamos o filtro do café no copo, sem que a água tocasse as pintas.
 As nossas previsões foram acertadas, pois as tintas começaram a espalhar-se
E surgiram cores novas! Estavam escondidas dentro das outras!
 Resolvemos repetir, desta vez com 4 cores diferentes (as primárias mais o preto)
 Também começaram logo a espalhar-se no filtro molhado...
Mas só no preto surgiram novas cores, pois as outras 3 eram cores primárias,
ou seja, não nascem da mistura de outras cores!

Depois passamos ao registo, a professora já tinha registado as hipóteses de cada um e depois registou as conclusões. Faltava só representar pelo desenho o que aprendemos e, para além dos meninos médios, vários pequenos aderiram também... ora vejam:

Comentários

  1. Fantástico trabalho, simplesmente brilhante, adorei…o que estes meninos aprendem! Que sorte.
    Mamã da Íris

    ResponderEliminar
  2. Muito giro!
    Vou aproveitar para fazer também com os príncipes e as princesas!
    Beijinhos para todos da Xinha.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.