Sinais dos tempos... o clima na Sala Fixe tem andado carregado de coisas assustadoras... ei-las neste wordle feito com todas as que nos conseguimos lembrar:
(Ainda houve quem acrescentasse que as "violetas olivantes que apertam as pessoas" também eram muuuito assustadoras! Só podemos imaginar que sim ;)
Deve ser a proximidade do Dia das Bruxas, ou Halloween, como se diz em inglês!
Hoje a professora até se assustou um bocadinho quando saiu da sala: encontrou um fantasma a chorar e trouxe-o no bolso para nós vermos... logo alguém disse que ele devia estar a chorar por estar sozinho e não ter amigos, mas também era porque tinha fome, porque estava muito magrinho!
Então resolvemos ajudá-lo: a professora tirou-o do bolso, com jeitinho e nós não nos assustamos nem nada! (a verdade era que ele era um bocado parecido com um balão...)
Depois pensamos em como dar-lhe de comer, para ele engordar um bocadinho...
- É fácil, é só soprar! - diziam alguns.
- Não, isto é um fantasma, tem que ser engordado de uma forma mágica!
E apresentaram-se os ingredientes para a magia:
- uma garrafa com água;
- uma garrafa com vinagre;
- um pózinho branco (bicarbonato de sódio):
- um balão e uma caneta de acetato para desenhar a cara feia.
- É uma experiência mágica que vai fazer um fantasma magrinho e triste ficar gordinho e alegre!
E assim foi:
Acrescentou-se vinagre à água da garrafa (que ficou um bocado amarela) e deu-se de comer ao fantasma um bocadinho do pozinho branco;
Depois colocou-se o fundo do balão a cobrir o gargalo da garrafa.
Estava tudo pronto...
Tcharaaaaam!
Pôs-se o fantasma de pé, o pózinho que tinha dentro caiu no líquido e a magia aconteceu... ele levantou-se e engordou, mas engordou mesmo!
E a garrafa ficou cheia de bolhinhas como as bebidas que têm gás.
O gás subiu e encheu o balão.
Depois repetimos, um de cada vez (ao som do fantasminha brincalhão) e todos conseguimos fazer magia!
No final, os meninos grandes ainda registaram esta experiência mágica com química, que é a ciência que explica o que acontece quando se fazem misturas assim... se quiserem perceber melhor o que aconteceu espreitem aqui.
E se não perceberam bem, ou já se esqueceram daquela palavra nova e difícil que hoje aprendemos, (e repetimos batendo palmas... até descobrimos que tem 5 sílabas), o Rafael explica qual é:
Fantasmático, não acham?
Mas que grandes quimicos... E de brincadeira em brincadeira vai-se conhecendo o mundo e aprendendo a viver. Gostámos muito da experiencia! Um dia ainda havemos de experimentar!
ResponderEliminarQue atividade fanstasmática! Giro, giro!
ResponderEliminar