É um conceito ecológico, mas também pedagógico! Foi o que colocamos em prática hoje, reutilizando a massa da pizza de faz de conta, com que ontem trabalhamos matemática.
Mas reutilizamos também uma estratégia usada anteriormente, quando descobrimos a cor mistério com materiais líquidos, aplicando o conceito a materiais mais consistentes. Foi assim:
Voltamos a repartir a massa, desta vez em 16 partes, o número de crianças presentes
e cada um moldou uma bolinha bem redondinha.
Depois com o dedo fizemos-lhe um buraco bem no centro, mas sem chegar ao fundo...
Lá dentro, colocamos umas pinguinhas de tinta, da cor preferida.
Depois tentamos fechar a bolinha de massa,
bem fechadinha, mas sem deixar ver a tinta de lá de dentro.
Não foi um exercício muito fácil e alguns de nós tiveram dificuldade em fazê-lo com sucesso...
Assim estava a cor mistério revelada :-( mas outros conseguiram...
Então baralhamos as bolinhas com o segredo bem guardado e voltamos a distribuir.
Como vamos descobrir a cor mistério? Amassando...
E amassando...
E voltando a amassar...
As cores foram-se revelando e a nossa massa, que era de cor beije, ficou assim, linda!
Com ela brincamos o resto do dia, fazendo pizzas, bonecos e muitas outras coisas...
Estas foi o Rafael que insistiu para fotografar: duas tartarugas e a sua casa:
Reutilizar, afinal, pode aplicar-se a materiais, mas também a ideias!
E reciclaram a ideia de brincar com massa de modelar :)
ResponderEliminarAté eu fiquei com vontade de amassar um bocadinho.
Gostei imenso das tartarugas do Rafael, parecem as minhas "tartarugas" à espera do sol.
Um beijinho
Prof. Anabela