Com um processo de metamorfose triplo de 3 lagartas diferentes em borboletas, a decorrer ao vivo e a cores na sala, todos os dias logo pela manhã a caixa transparente (lagartário) dá a volta à mesa grande, para que todos possam observar melhor e descobrir semelhanças, diferenças, progressos... e as mudanças têm sido bem visíveis!
A proposta, feita a meninos e meninas médios e grandes (4 e 5 anos), foi a de registarem a evolução desse processo, desde que as 3 lagartas chegaram à sala, até ao dia presente.
Cada criança poderia fazê-lo livremente, à sua maneira, sem modelos pré-formatados concebidos para orientar o pensamento (podem ler o porquê aqui)... o que aumenta a complexidade da tarefa, pois isso que implica:
- que observem atentamente a realidade a representar, comparando-a com a anterior,
- que se situem na folha de papel, em termos espaciais,
- que estruturem o seu pensamento, de modo a decidirem:
- - onde começar (em cima/em baixo? do lado esquerdo/direito/ a meio da folha?)
- - como começar (qual a lagarta a representar? Uma, duas ou as três?)
- - o que representar (é importante que incluam na sua representação gráfica os aspetos fundamentais do processo)
Nem todas as crianças médias/grandes completaram (ainda...) a tarefa proposta, mas, surpreendentemente, tivemos algumas das pequeninas que também aderiram e muito bem!
Em cima as representações de lagartas e casulos;
Em baixo o processo de metamorfose completo:
da lagarta -> ao casulo -> à borboleta
Em cima esquerda e direita, as lagartinhas dentro dos casulos;
Em baixo, à esquerda, as lagartas e o lagartário com os casulos.
Estão ou não de parabéns estes meninos e meninas?
Todos os dias visito a sala fixe.... Adoro as vossas atividades. Que Educadora!
ResponderEliminar