Depois de a "caixinha das surpresas" nos ter trazido mais uma amiga, a lagarta-borboleta da história de Eric Carle... as lagartices continuaram!
Desta vez foram os meninos e meninas mais pequeninos (2 e 3 anos) que experimentaram criar lagartas com a plasticina nova... pois, veio mesmo a propósito, porque era verde!
Esta tarde correu bem, entre a modelagem dos mais pequenos e as atividades de expressão dos mais crescidos, todos estivemos calmos (durante o tempo de intervalo da Lídia) talvez porque estamos a implementar um novo sistema no intervalo de almoço (intervalo também da atividade letiva), que vamos explicar de seguida:
Chamamos-lhe o Tempo de Descanso ;-)
Então agora fala a educadora...
Temos este ano alguns meninos de 2 anos a frequentarem o jardim de infância desde as 8h da manhã até às 18h30m, um mal necessário nos tempos que correm, fruto da falta de disponibilidade dos pais... para serem pais (e se, em alguns casos, há mesmo essa necessidade, noutros não será bem assim, e seria benéfico que as crianças destas idades pudessem passar mais tempo em contexto familiar).
Verificamos assim que a "jornada de trabalho" destas crianças (e de outras, de apenas 3, 4 e 5 anos) ocupa mais horas do que a dos adultos, que trabalham habitualmente 8h por dia. Ora elas chegam a passar na instituição cerca de 10h... é muito tempo!
Em dias de chuva e sem espaço de recreio coberto, é fácil de imaginar a dificuldade em manter 32 crianças num ambiente minimamente tranquilo e agradável, tanto mais quando as semanas de mau tempo se sucedem.
Desde início nunca se impediu nenhuma criança que tivesse necessidade de dormir, de o fazer, mas não era uma prática generalizada. No entanto, o acumular de situações de comportamentos alterados, crianças muito agitadas, irrequietas e com dificuldade em se manterem atentas a qualquer tipo de atividade da parte da tarde, levou a esta iniciativa experimental.
Nestes dois dias, que estiveram chuvosos, começamos então a repousar, durante cerca de meia hora (logo após o almoço, desde as 13h às 13h30m, sensivelmente) ao som de música calma. Infelizmente a sala do Prolongamento de Horário não se consegue escurecer mais um pouco, o que seria benéfico e não só por este motivo. Mesmo assim, quem quiser e/ou tiver necessidade, pode dormir um bocadinho. Quem não o quiser fazer, descansa e respeita o descanso dos outros (aprender a respeitar os outros é uma das aprendizagens mais importantes das crianças desta idade).
Porque desde cedo as crianças devem aprender a conseguir estar quietas e caladas se necessário e porque necessitam tranquilizar-se, relaxar-se um bocadinho para ficarem mais bem dispostas, mais calmas e assim com maior capacidade de atenção e concentração, mais dispostas a aderir com entusiasmo às atividades que se seguem, já nas respetivas salas.
Hoje foi o segundo dia e correu ainda melhor do que o primeiro.
Os ganhos são notórios, ao nível do bem-estar das crianças e essa é a nossa preocupação.
Podem ler mais um pouco sobre o assunto neste artigo, que realça os benefícios da sesta em crianças em idade pré-escolar. Esta prática tem sido também implementada em outros contextos de educação de infância da rede pública, com bons resultados.
Procuraremos manter esta iniciativa, com o apoio imprescindível da Lídia, a nossa animadora, enquanto der bons frutos. Em dias de bom tempo, as crianças terão oportunidade de relaxar, brincar e exercitar-se no recreio, o que, embora possa parecer contraditório, acaba por ter um efeito semelhante...
Mas olha lá que rico descanso! Também já o adotámos por todas essas razões que enumeras e temo-nos dado muito bem :) A tarde corre lindamente, com calma, tranquilidade e o trabalho flui ...
ResponderEliminarMil beijinhos,
Leonor e Galegos
Estratégia de acordo com o "dito popular" de uma Triquiteira: "Depois do almoço deitar, depois da ceia jantar." Nós também temos tido o nosso tempo de relaxamento. Para já são apenas 15 minutos, logo que eu regresso à sala (13.30h).(Na sala de prolongamento, não é possível. São 75crs.com pouco pessoal.) Ouvimos música clássica, ou "mais calma" e no final falamos sobre o que ouvimos, o que sentimos. Tem sido bem interessante. Um dias destes, também vos falo sobre o assunto.
ResponderEliminarBeijinhos Triquiteiros