"Pequenas aulas"

As nossas pequenas aulas, dadas por professores de palmo e meio, têm continuado, apesar de não irmos dando conta delas diariamente aqui no Bloguefólio... afinal fazem parte da rotina diária e, na hora de escolher e distribuir as tarefas a desempenhar, tem havido sempre candidatos. Até já tem havido professores médios e pequenos! Aqui estão, então, as últimas aulas que demos:
O M.B. (3 anos) trouxe dois puzzles para oferecer à sala
e teve que nos ensinar como é que se faziam...
A B. (5 anos) contou-nos a história do Capuchinho Vermelho.
A A. (5 anos) ensinou-nos a jogar do dominó grande madeira, 
onde as peças, ao unirem-se, formam as imagens.
A M. (4 anos) quis ensinar um jogo simples aos mais pequeninos 
e escolheu um de encaixes de veículos.

Esta atividade, que foi integrada na rotina diária, surgiu por iniciativa das crianças. Partindo da escuta por parte da educadora, criou-se oportunidade para a negociação com o grupo. 
A negociação, juntamente com a escuta e a observação, constituem os processos principais da pedagogia da participação que se pretende concretizar no dia a dia da sala. 
Como referem Oliveira-Formosinho, Kishimoto, Pinazza e Cols. (2007):

"A negociação é um processo de debater e consensualizar com a classe os processos e conteúdos curriculares., bem como o ritmo e os modos de aprendizagem. Trata-se da participação guiada da classe na co-definição do planeamento curricular"

Comentários