"Uma prática pedagógica com crianças do jardim de infância (ou de qualquer outro nível), baseada apenas ou essencialmente, na comemoração de “dias” ou efemérides é, manifestamente, pobre e uma prática pouco adequada. É tornar a educação uma sucessão de acasos, de situações desgarradas, avulsas e fortuitas. É revelador de uma prática inconsistente e ao “sabor dos ventos” (sendo, até, na maior parte das vezes, ao sabor de interesses comerciais, ou de qualquer outra índole, que nada têm de educativos)." (Manuel Rangel)
Um artigo pertinente, publicado a propósito do S. Valentim que se aproxima e com o qual a nossa professora concorda em absoluto. Podem lê-lo na íntegra aqui: Porto Editora - Espaço professor
Um artigo pertinente, publicado a propósito do S. Valentim que se aproxima e com o qual a nossa professora concorda em absoluto. Podem lê-lo na íntegra aqui: Porto Editora - Espaço professor
Não podia estar mais de acordo. entre março e junho realizei o meu estágio em pré-escolar e coincidiu com o dia do pai, a páscoa, o dia da mãe, o dia da criança e festa de final de ano. Ainda por cima naquela instituição as prendas que as crianças fazem e levam para a casa surgem de uma ideia central e cada sala faz pequenas adaptações.
ResponderEliminarÉ verdade que se pode trabalhar muito bem a partir destas temáticas,mas estamos a cair num exagero.
Gostei!
ResponderEliminarEsmeralda