A Carlota é uma coelhinha, personagem principal desta história criada pela Cindy e pela Marylène, e hoje trouxe-nos alguns desafios matemáticos:
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Para os resolver formámos 2 grupos, nós gostamos de trabalhar em grupo!
A Marylène distribuiu etiquetas com os animais, calhando um a cada elemento do grupo, desde o mais pequenino até ao mais crescido e depois, usando ovos de esferovite, simulamos as situações-problema, conseguindo assim chegar à sua resolução:
- Seguindo a sugestão do Miguel P. encontramos uma outra forma de distribuir os ovos: demos 1 ovo a cada um dos 7 elementos de cada grupo; como sobraram, continuamos a distribuição, dando 2 a cada um; continuaram a sobrar e então demos 3 a cada um; como ainda havia ovos que sobravam, demos 4 a cada um e então só restou 1 ovo. - Assim é mais justo, porque cada animal recebeu o mesmo número de ovos!
- Para saber quantos ovos tinha a Carlota no total, contamos os ovos todos juntos e deu 28, número que fomos escrever no quadro; o outro grupo obteve o mesmo resultado.
- Finalmente, descobrimos o padrão que a coelhinha Carlota usou na sua distribuição: ela começou por dar 1 ovo ao animal mais pequeno e foi dando sempre +1 ao seguinte, por ordem de tamanho (do menor para o maior); treinamos esse padrão crescente reproduzindo-o ao redor da mesa grande e depois complicamos, transformando o padrão crescente de +1 em +2...
No final registamos, uns representaram a história e outros as situações-problema, como estes exemplos aqui:
Manipulando os materiais e pensando em grupo, conseguimos atingir os objetivos!
De tarde resolvemos colorir os ovos de esferovite e pintamo-los ao gosto de cada um...
Usamos um palito de churrasco e plasticina para os segurar em pé e assim pintados ficaram bem mais bonitos!
Gostei muito da vossa história e do vosso desafio matemático.
ResponderEliminarAo colocarem na ação a vossa situação/problema, conseguiram resolvê-la. Parabéns.
Beijinhos Triquiteiros