Ontem à tarde realizou-se mais uma Assembleia de Escola.
Depois das novidades e notícias transmitidas pelos presidentes de todas as salas, abordamos um assunto muito importante, ligado ao projeto "Da terra para a Terra" do CMIA, intitulado "Cantina Caroço Dourado", que tem como objetivos:
Assim, aqui ficam a ordem dos trabalhos e as nossas sugestões:
Depois das novidades e notícias transmitidas pelos presidentes de todas as salas, abordamos um assunto muito importante, ligado ao projeto "Da terra para a Terra" do CMIA, intitulado "Cantina Caroço Dourado", que tem como objetivos:
Quantificar o desperdício alimentar; interpretar os possíveis motivos de desperdício; implementar ações para reduzir o desperdício; avaliar o impacto dessas ações: redução das quantidades eliminadas, melhoria do equilíbrio alimentar e da satisfação dos utilizadores.
Assim, aqui ficam a ordem dos trabalhos e as nossas sugestões:
1- COMO EVITAR AS SOBRAS DA CANTINA?
Adequar as quantidades de alimentos ao número de
alunos
Ter pouca comida no prato e comê-la toda, quem quiser mais pede para repetir
Não atirar coisas para os pratos, nem brincar com a
comida
Adaptar as ementas ao gosto dos alunos, mantendo o princípio de uma alimentação saudável
2- O QUE FAZER COM...
Os restos dos
pratos?
Recolha dos resíduos para o canil de Ponte de Lima ou
de Viana do Castelo
Serem dados a um cão mascote da escola
Serem dados a galinhas ou porcos a criar na escola
Vender a interessados
Os restos da
cozinha?
Vender como refeições para fora a um preço simbólico
Dar a pessoas necessitadas de dentro ou de fora da escola
Porque fazemos assim?
Porque uma organização democrática da escola permite a discussão de regras/regulamentos de participação na vida da comunidade escolar, a eleição de representantes de turma e a realização de assembleias de escola, o desempenho de tarefas e a assunção de responsabilidades. Assim, a própria escola é um contexto de relações e interações sociais muito importantes para a aprendizagem da cidadania.
Porque fazemos assim?
Porque uma organização democrática da escola permite a discussão de regras/regulamentos de participação na vida da comunidade escolar, a eleição de representantes de turma e a realização de assembleias de escola, o desempenho de tarefas e a assunção de responsabilidades. Assim, a própria escola é um contexto de relações e interações sociais muito importantes para a aprendizagem da cidadania.
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