Costumamos tratar os dados quantitativos relativos à frequência do mês anterior, de forma diferente conforme as idades... os mais novos fazem apenas a contagem das suas presenças, faltas e luzinhas do coração, que a professora regista e cujo resultado vai a casa mensalmente para conhecimento dos pais.
"Decorar os termos da sequência numérica (...) pode ser útil, mas, por si só, não contribui para o desenvolvimento do sentido de número. Só através da criação de oportunidades em que se torne fundamental a contagem é que a criança vai sentindo a necessidade de conhecer os termos da contagem oral e de relacionar os números".
In: Brochura DGIDC (2008) "Sentido de número e organização de dados"
Enquanto isso, os mais crescidos já organizam esses dados em gráficos de barras!
Habituados que estamos a fazê-lo, já se estava a tornar demasiado fácil e rotineiro, pelo que houve necessidade de mudar, pôr a trabalhar a imaginação e introduzir alguma criatividade no processo...
O desafio era colocar os dados em gráfico usando a simbologia que quiséssemos (nas colunas onde existiam anteriormente linhas, estavam agora espaços em branco):
Cada um encontrou a estratégia que quis para representar graficamente quantidades diferentes de presenças, de faltas, de luzinhas acesas e apagadas na sua folha de registo.
"As representações das crianças no jardim de infância são maioritariamente pictográficas - estão ligadas ao real e representam-no com pormenores que não podem ser eliminados. Outras utilizam registos iconográficos, subvstituindo os elementos por riscos ou bolas como seus representantes. Outras, ainda, recorrem ás representações simbólocas utilizando os numerais. Cada criança regista o que para ela é significativo e, por isso mesmo, o registo deve ser respeitado"
(Idem)
Alguns encontraram a forma de o fazer à primeira e outros por tentativa e erro, mas esta foi só uma primeira experiência... no próximo mês haverá mais!
Olá Juca!
ResponderEliminarBrilhante!
Brilha a luz iluminada do seu trabalho...
Brilha a luz dourada das estrelinhas da sua sala...
Brilha a liberdade de representação sem ingenuidade...porque tudo na sua sala tem uma intenção pedagógica de excelencia.
Não me canso de o divulgar e de o verificar com imenso carinho e profissionalismo.
Parabéns e obrigada pela partilha sempre tão generosa.
Bjinhos
Laura e piratinhasnoji.blogspot.com
Excelente. Os Fixes estão a ficar muito crescidos.
ResponderEliminarBeijinhos Triquiteiros