Hoje é o Dia do Chocolate!
A mãe da Ariana não se esqueceu e hoje levou-nos algo com que comemorarmos :-)
A mãe da Ariana não se esqueceu e hoje levou-nos algo com que comemorarmos :-)
No final do lanche distribuímos os ovinhos e ouvimos duas meninas a conversarem:
- Foi muito simpática a mãe da Ariana, não foi?
- Foi, sim senhora! Temos que lhe dizer obrigada.
Aqui fica então o agradecimento dos fixes à D. Eunice, pela lembrança e pela simpatia.
E o dia continuou com a revisitação da Sinfonia de Prokofiev e da história do Coelho Alberto, que já conhecemos de cor e salteado, e também com a sessão de expressão motora (exercício físico, como aprendemos a chamar) que também andou à volta da mesma história... mas desta vez não tiramos fotos, fica para a próxima!
E por falar em ovos, eles também continuaram presentes...
Na área dos projetos, nos preparativos da Páscoa, contornamos e recortamos ovos em eva:
Entretanto, a Ariana teve uma ideia:
- Eu quero fazer um projeto!
Foi buscar tampas, colocou-as como queria e pediu:
- Juca, vai aquecer a pistola da cola que eu quero colar estas tampas.
- E o que vais construir com elas?
- Vai ser um projeto, uma coisa bestial!
Ainda não está pronto, se ela autorizar (do alto dos seus 3 anos), depois mostramos ;-)
E ao redor da mesa grande, também decoramos ovos com padrões matemáticos, por proposta da Cindy e da Marylène:
Primeiro criamos o padrão, usando diversas formas: triângulos, retângulos, círculos, corações, flores... e depois repetimo-lo na decoração das barrinhas do ovo.
Não foi complicado, os materiais utilizados tornaram a proposta mais apelativa e todos gostaram de a realizar.
Até usamos os nossos ovos padronizados para decorar a sala, substituindo as Marias Castanhas que lá estavam penduradas há bastante tempo...
Conseguimos criar um padrão e depois segui-lo, preenchendo com colagem ou então colorindo os espaços vazios do ovo, de forma a enchê-los de formas e cores... neste caso usamos padrões repetitivos e ficaram uns ovos bem enfeitados e alegres!
Na perspetiva de Palhares e Mamede (2000), o trabalho com padrões na Educação pré-escolar “ajuda as crianças a ver relações, encorajar conexões, estabelecer generalizações e a fazer conjecturas, para além de sustentar um tipo de pensamento que ajuda as crianças a resolverem problemas e a pensar de forma abstrata”
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.