Numa altura do ano em que se inicia a colónia balnear, o horário do jardim de infância é alterado e mudam também um pouco as funções da educadora.
O tempo letivo mantém as mesmas 5 horas diárias, mas desenrola-se sem intervalo para almoço, o que propicia mais tempo livre no período da tarde, o qual se destina (pelo menos na Sala Fixe) aos procedimentos de avaliação de final de ano letivo...
- É tempo de despir as paredes, retirando alguns registos e produções que pertencem às crianças, passado que foi já o tempo destinado à autoavaliação...
- É tempo de rever todos os portefólios, verificando a ordem cronológica do seu conteúdo e colocando as últimas produções relativas ao terceiro período (que já foram previamente selecionadas pelas crianças)...
- É tempo de refletir sobre cada criança e, após analisar atentamente o seu portefólio, descrever as suas principais conquistas ao longo do ano que agora termina, em todas as áreas e domínio de conteúdo, bem como identificar algumas dificuldades ou problemas que tenham surgido ao longo do percurso, numa perspetiva formativa de conhecer para intervir...
- É tempo também de avaliar o grupo em geral, bem como o Plano de Trabalho de Turma (PTT) elaborado, tentando aferir da sua adequação e da sua eficácia, e elaborar os respetivos relatórios de avaliação (do grupo e do PTT)...
- É tempo ainda de compilar memórias, preparando um DVD para cada um dos fixes, onde se tentarão colocar algumas das muitas imagens captadas durante as atividades deste ano... é quase como enfiar um camelo pelo buraco de uma agulha, tentar reduzir 16 GB de fotos e vídeos num DVD que leva pouco mais do que 4 GB...
- Finalmente, é tempo de refletir e avaliar o trabalho da educadora, a quem cabe a organização do ambiente educativo, do espaço e do tempo, as rotinas e instrumentos utilizados, as metodologias e as propostas feitas ao grupo e aos pais...
- É tempo dos pais avaliarem também o contexto educativo onde os seus filhos estiveram inseridos durante este ano letivo, para alguns o último, para outros o primeiro e, para outros ainda, apenas mais um...
Venho então pedir a vossa colaboração, como pais atentos e interessados no desenvolvimento do/a vosso/a filho/a, nestes procedimentos de avaliação. É muito simples, basta preencherem o inquérito que vos chegará a casa amanhã via vai-vem e devolvê-lo logo que possível.
O que se pretende é promover a qualidade das aprendizagens das crianças, bem como o desenvolvimento e empowerment (empoderamento) de profissionais, famílias e crianças, na perspetiva do segundo paradigma de avaliação apresentado na imagem:
Podem aprofundar estas questões acedendo a um artigo sobre "Avaliação da Qualidade em Educação de Infância", da autoria de Maria da Assunção Folque, ligado ao projeto DQP Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias, aqui.
Desde já agradeço a colaboração de todos.
Os resultados serão partilhados atempadamente.
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.