Conversas, decisões e escritas importantes

... que começaram bem cedinho, logo pela manhã!
Estava pendente a eleição do/a Presidente da Sala Fixe, pois não estivemos todos na sexta-feira. Então deixamos para hoje e houve uma alteração: um dos candidatos proposto pelos colegas, o Miguel, decidiu não aceitar ser candidato a Presidente, explicando que não se sentia bem a falar para muita gente:
- Aqui na sala não me custa falar, mas na Assembleia é muita gente!
Aceitamos a sua decisão e ficamos assim com apenas 3 candidatas, todas meninas.
Repetida a votação, estes foram os resultados, que tivemos de conferir, contando:
A Maria foi então eleita Presidente da Sala Fixe, parabéns!
No entanto, não se pode esquecer de cumprir os seguintes requisitos:
- Saber falar em público, sem vergonha, para dar a notícia da nossa sala na Assembleia e ser um bom exemplo para todos os colegas.
Ela prometeu cumprir e estamos cá todos para ver! 
Se alguma coisa falhar, a segunda votada (Luciana) já avisou:
- Se ela não cumprir a Presidente passo a ser eu!

Na rotina de segunda-feira, a hora da história trouxe-nos um novo livro:
A história retrata situações que às vezes acontecem entre crianças como nós... fomos capazes de concordar que não é correto os meninos quererem mandar na brincadeira dos outros, nem ameaçarem os amigos de que não brincam mais com eles!
Conversa puxa conversa, chegamos mesmo à conclusão de que todos nós temos que fazer como o André... precisamos de aprender a dizer Não a alguma coisa!
A que será que cada um precisa de aprender a dizer não? 
Ora vejamos...
Eu vou dizer NÃO a... on PhotoPeach 

Os mais pequenitos fizeram o registo gráfico da história... desenhando o que mais gostaram:

Durante o dia houve, como sempre, espaço e tempo para
Era uma pista de comboio tão grande que até cabíamos lá dentro... mas só um de cada vez.
Ah! Terminamos finalmente as nossas capas! :-)

É bom observar, durante esses tempos de escolha livre,  que cada vez mais temos abelhinhas na sala (meninos e meninas que brincam e trabalham, concretizando os seus planos) e menos borboletas (meninos e meninas que "pousam" em todas as áreas, iniciam muitas coisas, mas não terminam nada e andam sempre a mudar de atividade). 
Mas temos que continuar a caçar borboletas!

Um interesse comum destacou-se hoje: a escrita. Tomou conta de um grupinho de meninos, que até trouxeram de casa diversos exemplos da escrita que já sabem fazer! 
O Vicente anotou tudo na sua agenda e pediu à mãe para aprender a escrever JUCA ;-)

Três outras meninas não lhe ficaram atrás e logo quiseram escrever os seus nomes, o da professora e por aí fora... até a Benedita (do 3º ano) deu uma ajudinha no intervalo de almoço! De regresso à sala comunicaram aos colegas o que andaram a fazer:
"Um dos papéis importantes do jardim de infância na aprendizagem da linguagem escrita é o de promover um envolvimento precoce das crianças com a escrita. 
Isto não significa que o jardim de infância assuma o papel do ensino da leitura e da escrita, mas sim que a linguagem escrita não seja ignorada e banida dos contextos pré-escolares. 
Esta deve ser algo sistematicamente presente e, portanto, que as crianças possam explorar, utilizar, experimentar, compreender e descobrir, progredindo, assim, no seu conhecimento sobre as caraterísticas da escrita e da sua utilização"

Comentários

  1. muito bom e muito rico, Juca. As crianças em ação a decidir das suas vidas e a representar as aprendizagens. E as escritas com significado. obrigada pela partilha

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