Ninguém diria que nos íamos envolver desta forma no mini-projeto "Eu em círculos", a que já há algum tempo nos vimos dedicando a propósito da nossa identidade e que tem crescido a cada dia que passa!
Pensado inicialmente para meia-dúzia de círculos (relativos aos contextos que nos são mais próximos) cresceu tanto que do "Eu" estamos quase, quase a chegar ao "Mundo" :-)
Foi essa a sugestão dada hoje, terminarmos com o nosso planeta, a Terra, isto após nos dedicarmos hoje ao nosso país, Portugal.
Observamos o mapa e a bandeira (símbolos nacionais) analisamos a forma e a posição geográfica do primeiro e as cores que constituem a segunda e só então escolhemos como representar o nosso país. E estivemos sempre
Mesmo os mais novinhos... a pintar a bandeira, a recortar, a escrever PORTUGAL!
Só faltou cantarmos o Hino... não lembrou, mas ainda podemos tratar disso ;-)
Aqui estão, desenhados ou com recorte e colagem, os nossos círculos de Portugal:
O dia já tinha começado de uma forma que demonstra bem como estamos a crescer.
Sabem?
Temos cá na sala um grupo de meninas que anda muito envolvido com a escrita :-)
E agora que até temos folhas pautadas, é vê-las escrever as palavras que já conhecem, copiar nomes, perguntar como se escreve isto ou aquilo e escrever, escrever, escrever.
Dentro e até fora da sala: hoje as escritas até foram para o recreio.
E vão até mesmo para casa, de onde veio hoje uma verdadeira caixinha de surpresas...
Foi apresentada ao grande grupo pela sua autora, que lhe chamou:
Trazia alguns desenhos e muitas, muitas escritas!
O que se está a tornar contagioso, pois temos cada vez mais fixes a quererem escrever ;-)
Uma criança envolvida com a escrita tem vontade, iniciativa e prazer,
e sente-se desafiada a explorar e avançar!
Envolvimento pressupõe
vontade, iniciativa, desafio, prazer, assim como desenvolvimento,
apreensão e mobilização de estratégias de escrita cada
vez mais elaboradas e da sua utilização funcional em contexto
social. Assim, este envolvimento só se consegue quando o
contexto é rico em experiências de literacia e as crianças não
só vêem utilizar, como utilizam a escrita por necessidade,
e com objectivos claros, e se sentem desafiadas, satisfeitas
e competentes nas suas tentativas.
Um dos papéis importantes do jardim-de-infância na aprendizagem
da linguagem escrita é o de promover um envolvimento
precoce das crianças com a escrita. Isto não significa
que o jardim-de-infância assuma o papel do ensino da leitura e
da escrita, mas sim que a linguagem escrita não seja ignorada
e banida dos contextos pré-escolares. Esta deve ser algo sistematicamente
presente e, portanto, que as crianças possam
explorar, utilizar, experimentar, compreender e descobrir, progredindo,
assim, no seu conhecimento sobre as características
da escrita e da sua utilização.
In: "A descoberta da escrita - Textos de apoio para educadores de infância"
Amanhã será o habitual rastreio oral anual, com a colaboração da Clínica Dentária local, que agradecemos. Pois é... vamos à dentista e costumamos gostar muito:
- Porque lá tem uma cadeira fixe que sobe e desce e tem uma luz!
Vai ser mais ou menos assim:
Por isso estivemos a falar um pouquinho disso (para os fixes novos não terem receio) e dos nossos hábitos de higiene oral e conhecemos uma história já velhinha, mas simples e engraçada chamada "O dentinho atrevido"... podem espreitá-la aqui no PRÉ Histórias.
Lembrete:
Temos cá na sala uns fixes que referiram que, às vezes, não lavam os dentinhos antes de irem para a cama (o que é mesmo muito importante!) porque os pais se esquecem de os lembrar... vamos lá papás fixes, não se esquecem duma coisa assim, está bem?
Olá. Mas estão mesmo crescidos (as). Quanto à lavagem dos dentinhos, nós por cá usamos uma ficha (vai e vem mensalmente) que responsabiliza os pais na escovagem dos dentes...E tem resultado.
ResponderEliminarBeijinhos Triquiteiros