O
nosso dia de hoje foi muito entusiasmante… porque continuamos muito
entusiasmados com as descobertas e produções que vamos fazendo no nosso Projeto
do Mundo!
Na
reunião de grande grupo, pela manhã, recordamos o que temos feito e comunicamos
isso mesmo aos meninos que estiveram doentes, para que ficassem a par dos
acontecimentos e pudessem participar também…
Já chegamos à conclusão
que a pergunta de partida Como nasceu o
Mundo? tem duas respostas, que correspondem a duas teorias diferentes:
- Quanto à primeira, a teoria do Big Bang, concluímos hoje a sua representação, juntando todas as explosões feitas com pintura de sopro, numa só, redonda como uma bola de fogo!
- Quanto à segunda, a teoria da nuvem, estivemos a pensar possibilidades de a representar… e já temos algumas ideias.
Por
falar em ideias, elas por cá brotam como cogumelos ;-)
Hoje
alargamos horizontes da Terra ao
restante Sistema Solar… mas, o que é isso?
- É o sol, a Terra, a lua e os outros
planetas!
Já
sabíamos alguns dos seus nomes, mas aprendemos os restantes… cantando com a
Babiruxa!
Depressa
entraram no ouvido nomes como Urano, Marte, Neptuno ou Saturno...
- Esse é o planeta mais vaidoso
de todos, porque tem anéis…
Mais
depressa ainda começaram a nascer, um
a um, esses mesmos planetas moldados em plasticina… até o Sistema Solar ficar
completo, seguindo uma imagem do livro que consultamos.
E
porque alguém falou em ver a lua de dia e de noite, fomos à nossa página do
Facebook ver um vídeo que a professora encontrou ontem, que mostrava como
seria a nossa vista, se os restantes
planetas estivesses à mesma distância da Terra que está a lua…
- Era mesmo fixe se fosse
assim!
Daqui à decisão de fazer um sistema solar de tamanho gigante, foi só um passinho de bebé!
Alguns
até já treinaram na área da pintura... (apreciem só o estilo da pintora ;-)
Mas
primeiro há que representar a outra teoria, a da nuvem e começamos já amanhã.
Ao
longo do dia, surgiram mais algumas produções livres; terminamos puzzles
da Terra anteriormente iniciados, fizemos mais pinturas com tinta fofa e colagens com papel de seda
no papel vegetal para fazer sun catchers…
Também
decidimos fazer uma carta para os pais, pedindo a sua colaboração neste nosso
projeto, uma vez que vários de nós têm contado que os pais também têm feito
pesquisas.
A Maria, que é a líder deste projeto, pois foi quem colocou a
questão de partida, até disse que amanhã não vinha à escola, porque tenho que
ficar em casa a pesquisar ;-)
E
houve muitas mãozinhas interessadas em escrever, letra a letra, a carta que
ditamos à professora para depois copiarmos…
Tão fixe... mãozinhas de 4 e 6 anos, tão interessadas em escrever!
Esta é a escrita que privilegiamos em contexto de jardim de infância, aquela que nasce de uma motivação intrínseca, que resulta de um interesse natural e que apenas acontece :-)
Hoje não conseguimos acabar, mas amanhã seguirá certamente para casa!
Os papás e mamãs fixes já se podem ir preparando para pesquisar no fim de semana ;-)
Até amanhã...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.