Começamos o dia e uma nova semana com a partilha das novidades habitual.
A professora contou que teve um Encontro de educadores, onde conversaram sobre muitas coisas e, entre elas, uma dúvida ficou no ar para perguntarem aos meninos e meninas:
Em contexto de sala de jardim de infância, o que é que as crianças pensam que é brincar?
E trabalhar? Foi o levantamento de conceções que hoje fizemos:
O que é brincar?
Brincar é ir para os jogos de chão, para a casinha das bonecas, para o computador ou para o quadro preto...
Quando os meninos estão nos jogos de chão a construir uma torre estão a brincar.
Brincamos no computador, quando estamos a jogar jogos.
E brincamos nos jogos de mesa a fazer puzzles.
O que é trabalhar?
No computador, se estivermos a escrever e a pesquisar já não estamos a brincar, estamos a trabalhar!
Trabalhar é fazer desenhos, colagens e pinturas.
Nos jogos de mesa também podemos trabalhar com os jogos de matemática!
É a mesma coisa ou são coisas diferentes?
São diferentes, porque umas têm papel e outras não.
Pois, quando fazemos um desenho no papel estamos a trabalhar...
E quando desenhamos no quadro preto estamos a brincar!
E ver livros na biblioteca também pode ser brincar ou trabalhar: se estivermos a ouvir uma história estamos a brincar, se estivermos a ler a história já estamos a trabalhar!
Quando vamos para a área dos projetos é que é mais complicado!
Então porquê?
Porque construirmos coisas e estamos a brincar e a trabalhar ao mesmo tempo!
Concluímos terminando as frases:
Brincar é...
- fazer coisas boas
- bom
- fixe
- divertido
- excelente
- importante...
- constroem
- mexem / mexem-se
- falam/conversam
- descobrem coisas
- aprendem!
Trabalhar é...
- É assim um bocado igual!
- Também é fazer coisas boas, é bom, é fixe, é divertido, é excelente e é importante?
- É!
- E quando os meninos trabalham, também aprendem!
- Então brincar e trabalhar é igual ou diferente?
- Olha, é parecido!
E deu-se por encerrada a questão, indo brincar e trabalhar nos espaços da sala...
Três meninas decidiram aventurar-se nas construções, coisa nelas muito pouco habitual: construíram, inventaram, cantaram e dançaram... enfim, brincaram e trabalharam! E parece que mudaram de ideias quanto a irem mais vezes para esta área.
Jogos matemáticos, faz-de-conta e desenhos no quadro preto...
Ora decidam vocês se brincamos ou trabalhamos desta vez! ;-)
Também houve produções artísticas, principalmente na pintura... abstrata ou mais realista. Mas também uma técnica mista apresentada ao grupo na hora do lanche:
- É um "Céu de Estrelas" preto, porque o céu da noite é sempre preto!
Feito com colagem de estrelas de eva sobre cartolina, temos por cá uma versão de Van Gogh no feminino!
Feito com colagem de estrelas de eva sobre cartolina, temos por cá uma versão de Van Gogh no feminino!
De tarde veio a hora da história... já tínhamos falado no Laço Azul, mas hoje a Joana falou-nos dele outra vez: foi mais uma das PRÉ Histórias que a nossa educadora criou...
View more presentations
Estivemos bem atentos e no final recontamos e conversamos sobre a história.
O registo, esse foi uma proposta diferente: pensar o que são maus-tratos e depois representá-los. Não nos fizemos rogados, eis as nossas ideias:
E logo passamos do pensamento à ação, representando-as em desenho:
O resultado final depois partilharemos, logo que fique pronto, talvez amanhã!
Então, até lá...
Gostei muito de saber que "Brincar" e "Trabalhar" na vossa sala é parecido. É que nós pensamos da mesma forma.
ResponderEliminarBeijinhos Trquiteiros