Desde que a história "O monstrinho no jardim" chegou à sala, que muitos de nós manifestaram interesse em fazer monstrinhos com lãs, tal como tinha sugerido a C.
Hoje dedicamo-nos a isso, mas primeiro estivemos a aprender a fazer pompons com dois rolinhos... treinando assim a motricidade fina através de atividades como enrolar lã, cortar, dar o nó, desenhar e recortar olhos/bocas.
Descobrimos que podemos fazer monstrinhos pequenos usando dois rolinhos fininhos e monstros maiores (também dá para fazermos os nossos fixes!) usando dois rolos de papel higiénico... escolhemos lãs de duas cores: fizemos monstros com azul e fixes com amarelo. Depois mostramos como ficaram, quando estiverem prontos!
Entretanto, tivemos que começar a utilizar alguns dos habituais Quadros de Responsabilidade, pois os mais crescidos não falavam de outra coisa.... também não admira, têm já os hábitos e as rotinas bem enraizados!
Assim, para além do Quadro dos Padrinhos e Afilhados terminado ontem, que nos ajuda a recordar quem ajuda quem... incentivando assim a entreajuda entre os mais novos e os mais crescidos da sala e ajudando a criar laços.
... já introduzimos o Quadro de Tarefas, uma tabela de entrada simples, que distribui por todos as tarefas que é necessário desempenhar. Estivemos a decidir quais são e, para já, está assim... mas irá ser completado com mais tarefas que vão surgindo naturalmente ao longo do tempo.
O Mapa mensal de Presenças MEM foi o primeiro a ser exigido e já estamos a preenchê-lo desde a semana passada... Ajudamos o mais pequeninos a fazê-lo também, deixando a sua marca, seja ela qual for!
Finalmente (por enquanto...) já estamos também a registar "O que fizemos", "O que gostamos", "O que não gostamos" e "O que queremos fazer", no nosso Diário de Grupo, mais um instrumento de trabalho inspirado na metodologia MEM (Movimento da Escola Moderna) que nos dá voz e poder de decisão, quanto a tudo o que se passa na sala.
E foi por causa da tarefa de alimentar os animais, que os mais pequenitos foram hoje conhecer a Guga, a nossa tartaruga, que vive num aquário juntamente com outra tartaruga da Sala dos Amigos.
E não só a conheceram, como já foram capazes de lhe(s) dar a sua comida!
Estivemos ainda a elaborar o Quadro da Malta Fixe, para registar quantos somos e que idades temos...
Sabemos que somos 17 e que temos 3, 4, 5 e 6 anos e então criamos conjuntos por idades, usando os retratos que completamos...
Falta apenas o conjunto dos meninos pequenos (que até é o maior de todos) isto porque dois deles ainda não completaram o seu retrato incompleto. Mas temos que esperar que a Iara regresse de férias!
Entretanto matematicamos: contamos quantos eram os elementos de cada conjunto, depois comparamos os conjuntos uns com os outros e chegamos à conclusão que todos têm o mesmo número: 4 elementos, são todos iguais. Menos o dos pequeninos, é claro, pois esse, como é maior, tem 5 elementos.
Organizamos os cabides, etiquetando-os com os nossos nomes e fotos, para sermos capazes de arrumar/ir buscar sozinhos os nossos pertences, provendo assim a nossa autonomia e independência pessoal.
Também brincamos nas áreas... houve construções e faz-de-conta: lá foi o autocarro outra vez de viagem, os passageiros foram todos a um casamento ;-) E os mais crescidos andam muito entusiasmados a fazer construções com Legos!
Com o apoio da prof. Ana passamos também bons momentos a jogar no computador... aprender a esperar e a dar a vez aos outros é muito importante e tivemos a oportunidade de o treinar nesta atividade!
Foi assim o nosso dia... por hoje é tudo, até amanhã!
Pedimos aos pais que ainda não enviaram as Declarações de Autorização preenchidas, para fazerem o favor de as enviarem o quanto antes. Obrigada!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.