"Meio frasco de Tristeza"... e um dia em tons de Azul

Começamos o dia recordando o que fizemos ontem: ainda nos lembrávamos do dia em tons de amarelo e da Alegria que arrumamos dentro de um frasco. Depois passamos à escuta! 
Para escutar é preciso saber fazer silêncio... e isso não é fácil para gente pequena ;-)
Mas conseguimos atingir os nossos objetivos: sermos capazes de escutar músicas instrumentais e identificar que emoções nos faziam sentir...
Primeiro foi esta:
Não foi nada difícil! Todos concordamos que esta era uma música que nos fazia sentir alegres... e até com vontade de dançar! E então passamos à segunda:
- Esta música é mesmo triste...
- Pois é, muito triste, dá vontade de chorar!

A propósito da Tristeza, a emoção que decidimos explorar no dia de hoje, dissemos algumas coisas importantes na nossa conversa da manhã ao redor da mesa grande:
- Quando ficamos tristes nós choramos.
- Sentimos a tristeza nos olhos... porque eles choram.
- E também no coração!
Estas conversas sobre a tristeza levaram-nos longe... dos incêndios de Pedrogão, que a Soraia referiu: que triste foi as pessoas morrerem a fugir do fogo;  e ainda as montanhas todas pretas e queimadas que o Rafael viu quando foi ao Parque Aquático nas férias. 
Estas e outras ideias foram sendo registadas em desenho, para depois se arrumarem no frasco azul, que começamos a construir:
Aqui estão as nossas ideias sobre a Tristeza:
O Zé Pedro trouxe um objeto azul para colocar lá dentro, tal como o Eduardo tinha já trazido um amarelo, para o frasco amarelo, por falar nele, hoje pusemos-lhe o "vidro" e ficou assim:
Quanto ao frasco da Tristeza não o conseguimos acabar... porque também estivemos a brincar e a continuar o cartaz da Malta Fixe :-) fazendo o nosso corpo no seguimento da cabeça de fotografia. Um exercício interessante, até para os mais pequenos!
Ficaram ambos por acabar... era para ser de tarde, mas não deu tempo! Não faz mal...
O dia estava tão bonito que estivemos mais tempo lá fora e que bem que soube:
Observamos que as folhas começam a cair das árvores e apanhamos algumas para a nossa nova área das Ciências e Descobertas... brincamos na areia com os amigos e fizemos túneis, com a ajuda dos amigos (mais competentes) do primeiro ciclo!
E ao regressar à sala, a Maria propôs a leitura do livro que tinha trazido de casa, a propósito de monstros como o Monstro das Cores. Chamava-se:
Pequenos (os que já tinham acordado da sesta), médios e grandes, todos estivemos muito atentos a esta história tão engraçada de um monstro muito comilão! 
Terminamos o dia a desenhar, pela primeira vez, com os novos lápis e os novos estojos, um para cada um de nós! Amanhã mostramos os nosso Grufalões ;-)
Houve quem achasse que esta história deveria ter ficado para o dia do Medo... e tinha uma certa razão ;-) mas agora já vai tarde!

Até amanhã, para um dia em tons de vermelho... que raiva!


Comentários