A Ritinha, o Joãozinho e a alimentação saudável

As novidades de casa e do mundo trouxeram notícias boas, do nosso fim de semana e outras menos boas, do mundo à nossa volta... falamos dos incêndios que, de novo, estão a fazer mal ao nosso país, porque queimam casas, carros, árvores e magoam as pessoas!
Isto é mesmo uma coisa muito triste, por isso mudamos de assunto, para assim começarmos melhor a semana. Na verdade, hoje é um dia especial...
Alimentação é o que nós fazemos para viver, comemos diversos alimentos...
- E se não comemos, morremos!
- Exatamente, falta-nos a energia...
- É como os carros quando não têm gasolina, também não conseguem andar.

E a este propósito começamos por conhecer a História da Ritinha e do Joãozinho, dois meninos saudáveis, que podemos ver na íntegra aqui.
Nesta história eles explicam-nos porque bebem leite, comem sopa, peixe e fruta e qual q importância destes alimentos para a nossa saúde. Mas, olhando bem para a imagem, eles são dois meninos um pouco estranhos...
- Têm a cara aos furinhos! 
- Se calhar são sinais? 
- Ou borbulhas?
- Não, são  bolachas, porque eles são feitos de alimentos!
Então tentamos recriar, com alguns alimentos que a professora trouxe, uma Ritinha e um Joãozinho, à nossa maneira:
Apesar de não terem ficado iguais, porque não usamos os mesmos alimentos, os dois personagens desta história ficaram bem fixes ;-) feitos com frutas, bolacha e pepitas de chocolate negro, que é o melhor para a saúde! É fixe construir com alimentos ;-)
Quanto aos que sobraram, alguns deles eram frutos de Outono, como o dióspiro e a romã, que alguns de nós quiseram provar (quase todos!). Outros ficaram para amanhã...

Logo depois do lanche era hora de realizarmos a nossa primeira Assembleia de Escola deste ano, por isso fomos para a sala polivalente, onde nos juntamos com todos os companheiros de escola, de todos os anos.
Foram lidos os resultados da votação da semana passada e apresentado o novo presidente da Assembleia: P.V. parabéns para ele!
Depois abordamos uma questão preocupante da nossa escola (mais no primeiro ciclo...) no que à alimentação diz respeito! Os lanches nem sempre são saudáveis, embora haja honrosas exceções, como é o caso da L, que partilhou com todos como é o seu lanche este ano letivo: Overnight oats ou, na nossa língua, aveia adormecida...

Mas é muito estranho isto que acontece, senão vejamos: enquanto andamos no jardim de infância todos comemos fruta no lanche da manhã e os que não gostam muito, começam a habituar-se, devagarinho... primeiro em puré, depois cortadinha e sem casca, mais tarde já com casca e, quando finalmente somos mais crescidos (5/6 anos), já comemos a fruta inteira, lavadinha e com casca!
No entanto, quando vamos para o primeiro ciclo e somos ainda mais crescidos, devíamos saber ainda melhor o que nos faz bem e o que nos faz mal, a qualidade dos lanches piora! Trazemos muitos produtos embalados (bollycaos, manhãzitos, barras de cereais e afins, cheios de açúcar e gorduras saturadas) e pouca fruta, pão, queijo, leite branco ou iogurte...
Por isso vamos fazer alguma coisa para mudar isto!
Vamos começar a registar a qualidade dos nossos lanches. Foi o que fizemos já hoje:
A professora registou nesta tabela o que trouxemos para lanchar... mas mais tarde vamos ser nós a fazê-lo, numa tabela maior. Veremos quem cumpre as regras da alimentação saudável!
E vamos passar esta tabela a todas as outras salas, para que possam fazer o mesmo ;-)

De tarde aproveitamos para concretizar essas ideias no papel: a cada um foi dada uma lancheira e vários alimentos. A proposta era colocar lá dentro o que devemos levar para o lanche (alimentos saudáveis) e de fora ficar o que não devemos pôr na lancheira para levar para a escola (alimentos menos saudáveis)... correu muito bem, com alguma ajuda no recorte para os mais pequenitos!

E aprendemos uma coisa importante: alimentos saudáveis não são os alimentos que nós mais gostamos, são os que fazem bem à nossa saúde!

O dia terminou assim, com uma atividade de grande grupo em torno do recorte e colagem, ao som de músicas sobre a alimentação. Amanhã continuaremos a falar sobre este assunto tão importante... até lá!

Comentários