Da música à raiva... foi só um pulinho!

Voltamos a iniciar a quarta-feira sendo os primeiros na aula de música... isto porque íamos receber uma visita especial às 11h e ainda tínhamos que descansar, lanchar e brincar um pouco antes.
A prof. Marisa trouxe-nos um copo especial, com um fantasminha também ele muito especial... a propósito do Dia das Bruxas que aí vem e que já está bem presente nas nossas conversas:
Para acompanhar a melodia usamos uns instrumentos especiais, feitos com rolhas e tampinhas, mas depois passamos para os instrumentos musicais a sério: clavas, pandeiretas de mão/chocalhos e ovinhos.
E por falar nesse tal dia especial, que não é da tradição portuguesa, mas tem vindo a ganhar terreno no nosso país, estivemos a planear o que ficou registado por escrito no Diário de Grupo, na coluna "Queremos fazer":
Falta pensar o que precisamos, para conseguir concretizar tudo isto! 
Estão a ver Martinhas (as nossas estagiárias)? Temos muito o que fazer ;-)
Depois das rotinas diárias, do lanche e de alguns momentos de brincadeira livre (nos quais ainda estivemos a dar o retoque final à Caixa da Raiva)...
Chegou a psicóloga Carla, para uma atividade intitulada assim mesmo"A caixa da raiva", que se desenvolveu a partir desta história (em espanhol, mas contada na nossa língua):
Acompanhamos perfeitamente as emoções do Roberto, personagem principal, ou não fossemos nós já entendidos nestas coisas das emoções, desde que conhecemos o Monstro das cores ;-)
Conversamos sobre o que nos faz sentir raiva (quando nos batem, quando não nos deixam fazer o que queremos...) onde a sentimos (no coração) e como lidamos com isso (batemos, atiramos coisas pelo ar, gritamos...). Regressamos à sala para registar a nossa raiva no papel, como quiséssemos. Fizemo-lo assim:
(A M. passou à fase seguinte logo que terminou o desenho, nem deu tempo de fotografar!)
E a fase seguinte era mesmo amachucar o desenho com toda a força da nossa Raiva e depois, fazer o que fez o Roberto: meter a raiva na caixa!
Lá ficaram, estão lá até agora, todas as nossas raivas, muito bem fechadas na caixa da raiva... esperamos que não saiam de lá tão cedo! Despedimo-nos da Carla agradecendo-lhe e dando-lhe beijinhos fixes. Gostamos muito que ela tivesse feito esta visita!

A propósito de desenhos e da forma como o que vivemos os influencia, eis a representação espontânea do A (5 anos):
A casa da árvore que visitamos ontem, com um pormenor criativo do autor: um baloiço! 

Mas a criatividade não ficou por aqui...  foi um dia especial que aí vem (do qual já falamos muito, o revela o nosso interesse, talvez por influencia dos meios multimédia) que inspirou as criações de hoje na colagem e na área dos projetos: 
Para além das colagens com massas de halloween, uma flauta de bambu do Dia das Bruxas, feita pela M (5 anos) :-)
Mas houve ainda outras atividades de escolha livre que nos inspiraram e envolveram...
E pronto, por hoje é tudo...
Papás fixes & amigos, não se esqueçam que para amanhã está convocada uma greve da função pública (que inclui docentes e funcionários) pelo que não nos deverão deixar na escola sem se certificarem de que todos os serviços se encontram em funcionamento.

Comentários