A lua e o ratinho que lá chegou (da história "A que sabe a lua?") continuaram presentes nas nossas conversas. Hoje estivemos a ajudar o ratinho a ir e a voltar da lua de outras formas... bem mais rápidas!
- Mas vai ter que ser de noite...
- Porquê?
- Porque de dia a lua não está no céu!
A caixinha das surpresas trouxe algo que descobrimos, a partir das pistas que a Marta deu:
- O que está cá dentro é uma forma de o ratinho chegar à lua muito mais depressa!
- Um avião?
- Ou um helicóptero...
- Uma escada?
- Ou um foguetão!
Era mesmo um foguetão, mas já estava feito, era um brinquedo e não dava para experimentar porque não abria...
- E se fizéssemos um foguetão que voasse a sério para levar o ratinho?
Foi o que tentamos com esta experiência: o foguetão de balão (protocolo aqui):
Precisamos de um fio, um balão, fita cola e uma palhinha e fizemos assim:
Cortamos a palhinha com o tamanho de 10 cm, que medimos com a régua; depois passamos o fio pela palhinha; a Marta encheu o balão (pois nenhum de nós conseguiu) e prendemo-lo com fita cola à palhinha, segurando bem a ponta, para o ar não fugir! Depois fizemos a contagem decrescente, própria das descolagens, muito bem feita pelo A. e...
Lá foi o foguetão balão até à lua!
- Como é que ele conseguiu?
- Foi o ar que estava lá dentro que saiu e o empurrou!
A explicação científica para o sucedido é esta:
Os foguetes podem mover-se pelo espaço porque soltam gases para trás, enquanto avançam para frente.
Esse movimento pode ser explicado a partir de dois princípios, mas vamos usar apenas o primeiro: a lei de ação e reação (terceira lei de Newton) que refere que toda a ação (neste caso, a saída do ar do balão) tem uma reação com a mesma intensidade (o movimento do foguetão-balão), mas sinais opostos (o ar sai para um lado e o movimento acontece para o outro).
Alguns fizeram o registo gráfico desta experiência de uma forma muito bem conseguida:
No intervalo de almoço brincamos lá fora, aproveitando o calorzinho que se fazia sentir. Fixes & amigos, fizemos um cofre de pneus e lá dentro pusemos muito dinheiro!
- Sabes Juca, as notas são estas folhas...
- E nós estamos ricos!
- Para que querem vocês tanto dinheiro?
- Para comprar fatos para o Dia das Bruxas, assim muito assustadores!
Já de tarde, procuramos uma forma de o ratinho descer da lua... e a escolha recaiu sobre o helicóptero. Mas como fazer um?
Não sabíamos, mas aprendemos com mais esta simples experiência (protocolo aqui):
Cada um de nós recebeu este modelo numa folha e uma tesoura...
Assim treinamos a coordenação motora através do recorte (exceto os mais pequenitos que ainda não conseguem, por isso tiveram uma mãozinha a ajudar).
Quando ficaram todos prontos, fomos lá para fora experimentar...
Tinha que ser num sítio alto, embora não houvesse por cá nenhum tão alto como a lua ;-)
A Marta mostrou como devíamos pegar no nosso helicóptero para que ele funcionasse bem e depois experimentamos:
Uns voaram, outros não... porque os nossos braços são curtos e ao caírem batiam na parede... mas foi divertido na mesma!
Ainda houve tempo para brincar e para receber visitas de alguns fixes do ano passado que vieram matar saudades na hora do intervalo:
Por hoje é tudo, vejam os recados que seguiram no vai-vem: amanhã vamos passear mas temos que trazer todos bata, para participar na confeção do pão na Padaria Firmino.
Não se esqueçam!
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