O frio a chegar, a lagarta a hibernar, a horta para adubar... e o Cuisenaire para nos fazer pensar!

A semana começou com sol e muito frio... até dava vontade de hibernar, tal como a nossa lagartinha verde está a fazer no seu casulo!
Talvez por isso, a hora do conto trouxe-nos a "A lagartinha comilona", uma história de Eric Carle que alguns de nós já conheciam, mas gostaram de recordar...
Foi contada pela Marta, com recurso ao livro e a materiais manipuláveis...
O reconto e exploração permitiram a consolidação de noções de tempo (identificação da sequência dos dias da semana, antes e depois), a abordagem à matemática (sentido de número, associação do número à quantidade, contagens) e até recordar algumas ideias importantes sobre alimentação saudável (os alimentos e suas caraterísticas). 
Os fixes médios e grandes concretizaram aprendizagens preenchendo com desenhos o ciclo de vida da borboleta, com recurso a um registo criado para o efeito:
Do ovo à lagarta e do casulo à borboleta!
Enquanto isso, os mais pequeninos dedicaram-se a uma atividade sensorial em que exploraram a cor e a textura, desenvolvendo a preensão e a capacidade de desenhar círculos, como os que formavam o corpo da lagartinha: usaram sacos sensoriais (sacos com fecho zip, onde se colocou gel e corante) depois, com os dedos ou com cotonetes, desenhavam nessa superfície macia e agradável ao toque!
A equipa das batatinhas não se esqueceu de ir à horta colocar o composto (que preparou na sexta-feira) nas batatas, nas couves, nas cenouras e nas cebolas... de galochas nos pés, calçadas (que calçaram sozinhos!) com uma colher e muito jeitinho, lá foram pondo composto em cada pezinho...
O dia terminou com uma atividade matemática em pequenos grupos de três elementos (começar a partilhar e a trabalhar em colaboração não é fácil, requer muita prática!) onde manipulamos o material Cuisenaire, este aqui:
Primeiro tivemos tempo para a necessária manipulação, exploração e criação livre com as peças... aqui, como imaginam, a motivação veio ao de cima e surgiram casas na árvore!
Esta aqui em baixo com muitos degraus e uma grande viga a segurar!
Não tardou muito a alguns se aperceberem que cada uma as peças tinha determinado valor, entre o 1 e o 10, dependendo do seu tamanho...

Daí à decomposição do número foi um passinho de pardal!
Usamos a barrinha do 10 e encontramos formas diferentes de o formar, usando as outras. Assim descobrimos que o 10 pode ser representado de muitas formas:
E fizemos várias combinações, associando a cor ao respetivo valor.
Por hoje foi tudo... até amanhã!
Atenção papás fixes, quem ainda não trouxe tudo o que é necessário para a visita de estudo de quarta-feira, deverá fazê-lo amanhã!

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