A chegada de um novo mês implica sempre uma mudança nos instrumentos da nossa sala: o mapa mensal de presenças, o registo das luzinhas do coração e a folha do calendário, tudo muda... e há que preparar os do novo mês, que foi o que fizemos à chegada:
Houve que escrever os nomes (quem já o sabe fazer) e marcar a presença do dia 2, mas também colorir os dias da semana com o código de cores que costumamos utilizar.
Falta apenas tratar os dados do mês de outubro, o que iniciaremos amanhã.
Também arrumamos com todas as bruxarias, brincamos e começamos a construir papagaios de papel... porque será? Depois verão... só uma dica: tem a ver com aniversários!
Era dia de aniversário na sala, o do R. e todos fizemos um desenho para o seu livro.
Como entramos hoje na "Missão Pijama", começamos a leitura em voz alta de um capítulo por dia do livro "O botão invisível", da Mundos de Vida:
Combinamos registá-los a todos em banda desenhada, mas só os médios e grandes, porque os meninos pequenos ainda estão na fase da garatuja ;-)
- Nós também éramos assim quando éramos pequenos como eles!
E este foi o resultado (faltam aqui dois):
Todos conseguimos apreender o que era mais importante neste capítulo: a Maria e a Milu estavam a brincar com a boneca e apertar os botões da sua roupa, apertaram 3 e o quarto caiu, rolou pelas escadas até ao chão e... desapareceu! Ficou invisível!
- Mas, o que quer dizer invisível?
- É o que não se vê!
- E alguém consegue dar um exemplo de uma coisa que não se vê?
- O vento!
- Boa, o vento, tal como o ar que respiramos, não se vê, só o podemos sentir.
- E a água?
- A água não se vê?
- Vê mas não tem cor...
- Pois, a água é transparente como os vidros, mas nós conseguimos vê-los.
- Sim, os vidros das nossas janelas, tal como a água, são incolores, não têm cores :-)
Sendo quinta-feira, tivemos aula de música, desta vez no segundo turno. Fomos para a sala polivalente onde formamos uma orquestra e tocamos instrumentos musicais ao som da Marcha Turca de Mozart...
Um grupo com madeiras (clavas e castanholas) outro com metais (triângulos), outro com pandeiretas de mão e ainda outro com ovinhos/maracas. Saímo-nos muito bem!
De tal forma que a prof. Marisa ainda nos pôs a escutar outras versões da Marcha Turca, uma com instrumentos que tivemos que identificar pelo som que produzem e outra apenas tocada ao piano. Terminamos com as fitas saltitonas, numa brincadeira de roda...
O dia terminou com a comemoração do aniversário do R. Acompanhado pela irmã e por todos os amigos ouviu cantar os parabéns e lançar os 5 foguetes a que teve direito!
O bolinho estava delicioso e muito fofinho, obrigada a esta família fixe ;-)
Até amanhã...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.