De regresso... e com magia!

Após estes dias de folia e de descanso, regressamos com algumas novidades para contar:
Escapadinhas à neve, dormidas em hotel com piscina e até uma viagem à Eurodisney fizeram parte das vivências de alguns ;-)  há fixes muito sortudos! 
Como todas as quintas, o dia começou com aula de música, desta vez em conjunto com a Sala dos Amigos... e esta aula foi mágica! 
Uma história com música, que incluiu uma varinha mágica e pós mágicos e com o poder de nos transformar noutras coisas...
Voamos como borboletas, andamos como dinossauros e, quatro a quatro, viajamos dentro de um (b)arco, velejando ao vento com as velas-braços içadas bem alto! 
Terminamos em segurança, amarrados a uma bóia, para não nos afogarmos ;-)
E assim, através da música, demos largas à nossa imaginação...

Na sala matamos saudades das brincadeiras com os amigos... o D, acabado de chegar à nossa sala, aproveitou para conhecer melhor o espaço e os seus novos companheiros, explorando à sua vontade. 
Na colagem, uma velha amiga fez-lhe companhia ;-) e nas construções, aprendeu que cada coisa tem seu sítio (isto é, cada jogo, sua caixa!).
Na pintura, o céu encheu-se de corações e de um arco-íris com muitos Km ;-)
- Sabias que ontem foi o dia dos namorados?
E logo vieram as novidades, a propósito do S. Valentim... papás fixes, não pensem que não prestamos atenção: vimos as flores, os presentes e até as pétalas de rosa espalhadas...
Porque nós aprendemos sempre, mesmo quando vocês pensam que não estamos a ver, tal como o diz, de forma tão bonita, esta poesia (autor desconhecido):

Coisas que aprendi contigo:

"Quando pensavas que eu não via, eu vi–te pegar no primeiro desenho que fiz e prendê-lo na frigorífico, e, imediatamente, eu tive vontade de fazer outro para ti.
Quando pensavas que eu não via, eu vi-te a dar comida a um gato de rua e eu aprendi que devemos tratar bem os animais.
Quando pensavas que eu não via, eu vi-te fazer o meu bolo favorito e aprendi que as coisas pequenas podem ser as mais especiais na nossa vida.
Quando pensavas que eu não via, ouvi-te a fazer uma oração, e aprendi que existe um Deus com quem posso sempre falar e em quem posso confiar.
Quando pensavas que eu não via, eu vi-te a fazer a comida e a levá-la para uma amiga que estava doente, e eu aprendi que todos temos que ajudar e tomar conta uns dos outros.
Quando pensavas que eu não via, eu vi-te a dares o teu tempo e o teu dinheiro para ajudar as pessoas mais necessitadas e aprendi que aqueles que têm alguma coisa devem ajudar quem nada tem.
Quando pensavas que eu não via, eu senti que me davas um beijo de boa noite e senti-me amado e seguro.
Quando pensavas que eu não via, eu vi-te a tomar conta da nossa casa e de todos nós, e aprendi que nós temos que cuidar com carinho daquilo que temos e das pessoas de quem gostamos.
Quando pensavas que eu não via, eu vi como cumpres com todas as tuas responsabilidades, mesmo quando não te sentes bem, e eu aprendi que tinha que ser responsável quando crescesse.
Quando pensavas que eu não via,  eu vi lágrimas nos teus olhos, e aprendi que, às vezes, acontecem coisas que nos doem, mas que não faz mal chorar.
Quando pensavas que eu não via, eu vi que estavas preocupado e eu quis fazer o melhor de mim para te ajudar.
Quando pensavas que eu não via, eu vi e foi quando aprendi a maior parte das lições de vida de que eu precisava para ser uma pessoa boa e produtiva quando crescesse.
Quando  pensavas que eu não via, eu olhava para ti e queria dizer-te: 
- Obrigado por todas as coisas que eu vi e aprendi quando pensavas que eu não via”.

Ainda tivemos oportunidade de escolher entre duas atividades mágicas: 
Um livro ou um brinquedo especiais foram a votação e o resultado foi 1 voto para o brinquedo e todos os outros para o livro :-) que era este:

Mas para acontecer a magia precisamos de uma fonte de luz... 
Como não tiramos fotos, depois mostramos o que acontece quando se ilumina este livro!
Mas com ele aprendemos muitas coisas importantes sobre como funciona o nosso corpo.

O dia terminou com a festa de aniversário da professora e novamente se juntaram Fixes & Amigos para partilhar bons momentos:
Ao redor da mesa grande (dois rabinhos por cadeira, para todos caberem) juntamo-nos para partilhar um bolinho caseiro que ela fez para nós, meio com chocolate e meio sem (senão a I. que não podia festejar connosco!).
A nossa professora aproveita para agradecer os mimos recebidos...
Assim foi este nosso dia de regresso. 
Até amanhã!

Aproveitamos para deixar uma nota de esclarecimento aos amigos que nos visitam do outro lado do Atlântico. Uma professora do Brasil, que nos acompanha, contactou-nos para lhe esclarecermos uma dúvida: afinal o que significa FIXE? 

Desta forma mostrou-nos que era talvez importante esclarecer o seguinte:
Esta sala de educação pré-escolar chama-se Sala Fixe há nove anos, desde que a nossa professora para cá veio e em resultado de uma votação feita com o grupo de 2009-2010.
Escolhido este nome apenas por 1 voto de diferença, nunca mais ninguém propôs mudar, talvez pela associação aos emoticons/smileys, tão do agrado de todas as crianças e que funcionam, atualmente, como uma forma de comunicação alternativa, mais ainda desde o advento da internet e dos smartphones. 
Aos poucos, as crianças da sala passaram, elas próprias e suas famílias, a ser designados também por "fixes" e era isto que estava a causar uma certa confusão...
Fixe significa uma coisa boa, "legal" em português do Brasil, ou "cool" em inglês.
E haverá coisa "mais boa" do que as crianças?
Fica o esclarecimento.


Comentários