Daqui até à lua... e da lua até aqui.

A começar mais uma semana, mas sem muitas "coisas novas" para contar...
Sendo segunda-feira, a hora do conto trouxe-nos esta: "Papá, por favor, apanha-me a lua" de Eric Carle... (a prova que os pais fazem tudo pelos filhos. Até ir à lua!)



Depois de conhecer o título (mas antes ainda de conhecer a história...) pensamos um bocadinho se e como poderia aquele pai ir à lua...
- De foguetão!
- Mas os pais não têm foguetões... só os astronautas é que têm!
- Então de avião...
- Os aviões não vão à lua, só andam à volta da Terra e pousam nos aeroportos - disseram os dois mais experientes no assunto ;-)
- Com asas!
- Ou de bicicleta!
- Só se a bibcicleta tiver asas, senão como chega lá acima? 
- A lua está muito longe... e é branca. Tem luz à noite!
- Com uma nave!
- E se fosse com uma escada?
A verdade é que, no final, comprovamos que o pai usou mesmo uma escada! 
E percebemos que a lua no céu não está sempre igual... ora está redonda, ora fica parecida com uma banana! Mas hoje não houve oportunidade de investigarmos isso.
Pensamos que, se a história se passasse com um dos nossos pais, teria que levar a escada até Santa Luzia, pois é a montanha mais alta que temos por cá!
Decidimos então fazer o seu registo gráfico durante manhã, para de tarde fazermos o desenho para o livro de aniversário da I. E assim foi:
















Foi um dia com "chazinho de desenho", como costuma dizer a brincar a prof. Paula ;-)
E nota-se que, a pouco e pouco, as garatujas vão dando lugar ao esquema corporal básico... é bom de ver os nossos fixes pequenitos a crescer!

O resto do dia foi dedicado àquilo que não podemos (ainda...) desvendar!
Lembram-se do recadinho de fim de semana, em que pedimos vernizes que não fizessem falta? Pois recebemos muitos e de lindas cores, muito obrigada às famílias fixes ;-)
A M. deu-se ao trabalho de os organizar por cores, antes de iniciarmos o trabalho que temos projetado... uma nova técnica de pintar com verniz sobre vidro. Alguns ficaram indecisos com tanta possibilidade de escolha, enquanto outros começaram logo a experimentar:
Entretanto, outro pequeno grupo dedicava-se aos postais... palavras ditas e escritas que demoram a registar! Uns sozinhos e outros com ajuda, todos precisamos de paciência e persistência, assim como para o pai desenhar, o melhor que cada um de nós conseguir...
Terminamos em conjunto com a Sala dos Amigos, em mais uma comemoração de aniversário, desta vez da I, que cumpriu 5 anos... parabéns!
Terminamos de forma assustadora, todos a sorrir com dentes de Drácula ;-)
Até amanhã!
    

Comentários