A Ciência da mão, o magnetismo e a auto-avaliação

As surpresas chegaram logo pela manhã, o que, sendo terça-feira, não é de estranhar!
Brinquedos e livros trazidos de casa e depois faltava abrir a caixinha das surpresas...
Mas a conversa sobre o que fizemos ontem, que incluía o novo livro "As mãos não são para bater" levou-nos a falar sobre a mão e a sua anatomia (como é formada) e estas foram as nossas ideias:
- Têm pele.
- E tem assim uns tubinhos, por onde passa o sangue...
- Sim, as veias e as artérias.
- Também têm ossos... com carne à volta!
- Sim, essa carne são os músculos da mão.

Através de algumas pistas descobrimos que havia 6 coisas na caixinha das surpresas. Eram feitas de plástico e tinham a ver com a mão... uma luva de latex e cinco palhinhas:
Vieram mostrar-nos a diferença entre uma mão com e sem ossos...
- Já pensaram como seria se a nossa mão não tivesse ossos lá dentro?
- Não servia para nada, era mole!
- Pois, não conseguia pegar em nada!
- Nem segurar...
- Parecia gelatina, a cair...
- Mas com os ossos a mão não cai e serve para fazer tudo!
A I. e o E. tomaram a seu cargo deslindar o assunto, exemplificando na área das Ciências...
- Podemos usar algodão para fazer os músculos! - sugeriu o E.
Não foi fácil, aliás, foi bastante complicado o processo de encher cada dedo com o algodão, e ainda mais difícil foi colocar uma palhinha (a simular o osso) em cada dedo! Terminaram segurando tudo com fita-cola. Com determinação e persistência conseguiram! E agora temos na nossa área das Ciências uma mão articulada, cujos dedos dobram e tudo, tal como as nossas :-)
Por lá as coisas continuaram animadas animadas todo o dia, com o magnetismo... os nossos ímanes têm muita força e conseguem segurar bastante peso!

Para além das brincadeiras e projetos em tempo de escolha livre, estivemos ocupados a terminar as nossas auto-avaliações, algumas já iniciadas no final do período anterior. 
Amanhã irá realizar-se a Reunião de Pais e tem que estar tudo pronto e este é um trabalho demorado e individual, que cada um tem que fazer com calma e concentração e com a ajuda da educadora.
Mas ainda conhecemos este livro, da mesma coleção do de ontem...
Ficamos a saber que temos:
- Uma voz de casa, aquela que se usa dentro, da casa, da escola ou de outro sítio qualquer e que é baixa;
- Uma voz da rua, que se usa quando estamos lá fora e que é mais alta.
A voz é sempre a mesma, a nossa, nós é que decidimos como a queremos usar, sabendo que os gritos incomodam as pessoas e fazem mal de duas formas diferentes: aos ouvidos de quem escuta e às cordas vocais de quem grita.
Vamos tentar lembrar-nos todos os dias de usar sempre a voz de casa quando estamos dentro, para ninguém ter de tapar os ouvidos!
Para finalizar, recebemos uma visita simpática: o Óscar, o periquito do MC. da sala dos amigos hoje veio passar o dia no jardim de infância e não quis deixar de nos conhecer!
Obrigada pela visita Óscar, gostamos muito de te conhecer... mas não sejas tão vaidoso!
(Não é que ele estava sempre a ver-se ao espelho? Parece que lhe contaram a história da Branca de Neve e ele acha que é a rainha!)
Até amanhã!


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