A começar o terceiro período... com narrativas ilustradas.

Estamos de volta com as baterias bem carregadas para um terceiro período que se prevê longo e animado! A maior parte dos sarapintados com varicela já está curada, apenas dois ainda estão por casa com pintinhas cheias de água dentro, que fazem muita comichão! ;-)

Ao chegar à sala costumamos marcar logo a presença, mas o mapa de abril não estava pronto e logo deitamos mãos à obra para o preparar: houve que escrever os nomes (quem já o consegue fazer) e colorir os dias da semana, de acordo com o código de cores do Quadro Semanal...
E é tão bom observar como já temos gente pequena a querer participar nestas tarefas, tão importantes para o nosso dia a dia, mas um pouco exigentes (como colorir os retângulos, com cores diferentes, bem dentro dos contornos)... e isso é um bom sinal :-) 
Depressa ficou prontinho, para o podermos usar neste novo mês!
Também mudamos a folha do calendário anual e o marcador do mês, no Quadro dos Aniversários...

Entretanto havia novidades para contar e como eram muitas e não dava muito jeito partilhar todas em grande grupo (porque demora muito tempo e os mais pequenitos não têm muita paciência para estar sentados) aceitamos a ideia de construir pequenas narrativas ilustradas sobre as nossas "Férias da Páscoa"... 
Primeiro foi preciso pensar: o que fiz, onde fui, com quem estive, o que comi, o que recebi, o que mais gostei...
De seguida, tentar registar em desenho esse pensamento.
Finalmente, narrar o sucedido à professora, para ela registar por escrito. 
Claro que tivemos que fazer uma fila... mas valeu a pena:
Nas férias da Páscoa eu fiquei em casa com a minha irmã e a minha avó.
E depois brinquei com a minha irmã lá fora, às mães e aos pais.
(R., 5 anos)
Nas férias da Páscoa eu nadei numa piscina de um Hotel
(V., 3 anos)
Eu gostei de ir para a piscina nas férias da Páscoa.
(E., 4 anos)
Durante estas férias da Páscoa eu gostei de jogar futebol com o P., o meu irmão.
Eu marquei mais golos do que ele!
(A., 6 anos)
Eu gostei muito de ir ao IKEA com a minha família e ver lá o coelhinho da Páscoa.
(L., 5 anos)
Nestas férias da Páscoa a tia M. ficou grávida (...) e foi para o hospital e eu fui visitá-la.
No dia seguinte ela já estava em casa com o bebé no colo, é o S. e é meu primo.
(MJ, 6 anos)
Um dia eu estava em casa e veio o meu avô e a minha avó e trouxeram uma máquina para cortar o cabelo ao meu irmão. É que ele tem que tirar fotos para vir para a nossa escola!
O meu padrinho também veio e deu-me jogos para a PlayStation.
(RM, 5 anos)
Nas férias da Páscoa eu fui lá fora e o coelho da Páscoa tinha escondido ovos de chocolate.
Eu encontrei-os todos!
(M., 4 anos)
Nas férias da Páscoa eu fiquei na minha casa...
(Dt., 3 anos)
Uma noite das férias foi a luz abaixo e como precisamos de luz pusemos lenha no fogão. O cão do meu primo estava com medo da chuva e soltou-se da casota. Estava na casa da avó e quando fui para a minha o portão não abria e o carro não entrou. 
A minha irmã pôs a luz a dar no telemóvel.
(P., 3 anos)
Eu fui ver a vaca polícia no shopping...
(M., 3 anos)
Eu desenhei o arco-íris, mas não o vi, só o fiz.
(B., 3 anos)
O arco-íris...
(Ed., 3 anos)
?
(L., 3 anos)
No tempo livre para atividades e projetos brincamos e descobrimos... 
Na área das Ciências, o magnetismo continua a atrair dois amigos, que gostam de explorar o comportamento dos materiais dentro dos frascos, na presença dos ímanes!
Já o M. (3 anos), descobriu para que servem afinal os veículos de triagem: para separar, dentro do tabuleiro, por cores, ou por tipos... e a partir daí não quis outra coisa!

Dedicamos algum tempo a fazer a nossa autoavaliação, para integrar nos portefólios, onde registamos a nossa opinião sobre a forma como estamos a aprender, contribuindo assim para que possamos continuar a:

"Aprender a aprender: Progressiva tomada de consciência da criança de como realiza o seu processo de aprendizagem (o que aprende, como aprende, como ultrapassa dificuldades). Permite-lhe (à criança) tomar consciência de si como aprendente e desenvolver a capacidade de organizar e regular formas próprias de aprender individualmente e em grupo (gerir o tempo, gerir a informação, resolver problemas, adquirir conhecimentos e aplicá-los em novas situações), promovendo o gosto por aprender, a autoconfiança e a persistência." (OCEPE)
No período da tarde houve "a hora do conto", com um novo livro, cujo título a M. adivinhou, a partir de uma situação vivida na sala pela manhã. Chamava-se:"As mãos não são para bater" e podem conhecer a história aqui. 
Veio para a sala a propósito de no mês de abril decorrer a campanha do Laço Azul, sendo o mês da prevenção dos maus tratos a crianças. Explorando o livro percebemos algumas coisas importantes...
- As nossas mãos são diferentes umas das outras!
- Os tamanhos e as cores são diferentes!
- As cores?
- Sim, as cores da pele!
Foi uma boa oportunidade para a professora ir buscar os novos lápis de cores de pele, que alguns de nós, por vezes, querem usar nos seus desenhos.
Com eles contornamos as nossas mãos, iniciando um cartaz que vai dizer, afinal, o que é que as mãos podem e devem fazer!
Mas disso continuaremos a falar amanhã... até lá!

Comentários