Aniki Bóbó e Portugal antes do 25 de abril

A semana começou com boas novidades do fim de semana: passeios, brincadeiras no parque e outras atividades ao ar livre marcaram estes dois dias de bom tempo em família... 
E a partir de uma observação do A., que dizia ao vizinho do lado que só havia escola hoje e amanhã e depois no dia seguinte já não havia, a conversa derivou para o motivo de não haver escola...
- É a greve! - afirmaram alguns, aplicando conhecimentos anteriores!
- Não, desta vez não há nenhuma greve, vai ser um dia feriado.
- Pois, só se trabalha no hospital, lá trabalham sempre!
- E na polícia...
- E nos bombeiros!
- Pois é, as escolas estão fechadas e as pessoas estão a festejar um dia muito importante para o nosso país: o 25 de abril. Sabem porque é que esse dia é feriado?
- Não...
- Bom, Portugal era uma coisa antes e depois desse dia ficou diferente... querem ver como era no tempo dos vossos avós?
E lá fomos nós ao Youtube ver vídeos antigos como este: Aniki Bó(uma delícia!)


Mantivemos-nos concentrados e interessados durante todo o filme e ficamos bastante admirados com várias coisas... muito diferentes de agora:
- O filme ser a preto e branco
- Os meninos irem sozinhos para a escola
- Naquela escola não haver meninas
- O professor ser tão mau
- Os meninos terem medo dele
- O professor castigar o menino com orelhas de burro 
- E o professor bater
Interrogamo-nos porque era assim e a conversa levou-nos ao governo dessa altura, ao Presidente Salazar e às pessoas do nosso país, que não viviam em liberdade e que resolveram mudar de vida, fazendo uma revolução: a revolução dos cravos!
Mas porque se chamou assim? Porque esta senhora, chamada Celeste, que era florista, deu cravos vermelhos aos soldados que estavam a rua a fazer a revolução, como se pode ler aqui.
E o cravo vermelho tornou-se assim o símbolo da liberdade! Mas também da paz, porque nesta revolução não se dispararam tiros nem morreu ninguém.
Vimos então várias imagens de cravos, mas ainda não os vimos ao vivo, vamos ter de os arranjar! Isso não nos impediu de criarmos cravos vermelhos com uma nova técnica, o mosaico, com recurso à coloração ou colagem de pequenos quadrados, à escolha de cada um:
Estão a ficar bem bonitos os nossos cravos:
Os cravos serviram também de inspiração na pintura e no desenho livres...
Por falar em plantas, lembram-se das nossas sementeiras?
Estivemos a tratar delas, dando-lhes de beber e depois foram para a estufa, porque não cabem todas à janela para receber a luz e o calor do sol! Essa estufa é o nosso alpendre, onde os recebem à vontade...
E onde está já armazenada a madeira para a nossa casa da árvore!
À janela ficou apenas a sementeira do feijão mágico... será que vai crescer até ao castelo? :-)
O resto do dia foi passado naquilo que nos tem vindo a ocupar... mas isto de enfiar agulhas, às vezes,  é muito complicado ;-)
Está tudo dito por hoje, até amanhã!

Comentários